Sunday, July 12, 2009

Queques de banana e mirtilos

Eu não sei se convosco acontece o mesmo, mas eu sofro imenso com o stress. E nos últimos tempos tem-se tornado algo crítico, essencialmente no trabalho. Por isso, a conferência a que assisti no passado sábado sobre Stress, dada pela Prof. Isabel Rodrigues na FCEE da Católica, veio mesmo a calhar.

A abordagem começou por ser bastante técnica, com a explicação da origem da palavra stress e com a enumeração dos diversos sintomas que o stress pode provocar (afinal de contas, a oradora é médica e doutorada em psicologia). Mas rapidamente passámos à parte que considero mais interessante.

O facto dos nossos pensamentos poderem influenciar o nosso estado de saúde é no mínimo curioso. E foi um prazer ouvir falar de uma maneira tão incisiva e pragmática acerca da percepção do ser humano sobre a realidade e da importância de mudar a forma de pensar. Aqui vão algumas ideias chave da conferência:

- Não é a situação em si que gera stress mas sim a nossa percepção da mesma;
- Os sintomas de stress são iguais para todos os seres humanos, independentemente da situação que os catalisou;
- Os sinais de stress revelam-se não só no âmbito físico, mas também aos níveis psico-emocional/cognitivo e organizacional
- Uma vez que nós sentimos o que pensamos, torna-se fundamental aprender a pensar de forma a sentirmo-nos equilibrados – reestruturação cognitiva
- É muito importante questionarmos as nossa crenças seja do que nos rodeia seja de nós próprios (leiam sobre as 12 crenças irracionais, segundo Albert Ellis)

E neste momento, perguntam vocês, o que é que tudo isto tem a ver com queques de banana e mirtilos?!? Aha!! A banana é conhecida pelas sua propriedade calmante e os mirtilos contêm propriedades que potenciam as ligações entre os neurónios, fortalecendo assim a memória e os processos cognitivos. Assim, em caso de stress, não só se sentirão mais calmos como mais inteligentes!


(8)Queques de banana e mirtilos

2 bananas pequenas
1 chávena de leite
80gr açúcar
60gr manteiga
1 ovo
150gr farinha com fermento
1 chávena de mirtilos

Pré-aquecer o forno a 180º.
Triturar as bananas com o leite até ficar com a aparência de batido. Numa tigela misturar o açúcar com a manteiga e adicionar o ovo, ligeiramente batido. Juntar alternadamente a farinha e o batido de banana. Mexer bem até a massa estar homogénea. Juntar 2/3 de chávena de mirtilos e deitar em formas de papel. Distribuir os restantes mirtilos pelas formas, pressionando ligeiramente para dentro da massa. Levar ao forno durante aproximadamente 20 min ou até estarem cozidos por dentro e dourados por fora.

Nota: estes queques são bastante densos, não crescem muito e sabem muito a banana; os mirtilos foram uma surpresa, comprei-os na Biocoop tal como as bananas, e estavam óptimos, enormes, sumarentos e doces.

Pin It Now!

1 comment:

  1. nunca provei mirtilos... não faço ideia a k sabem...
    mas ainda assim os queques têm um belissimo aspecto.

    ReplyDelete