Sunday, July 05, 2009

O livro da Molly Wizenberg


Acho que é mais do que óbvio que sofri de uma espécie de depressão pós-férias quando voltei. E a situação poderia ter sido bem pior não fosse o livro “A Homemade Life” da criadora do blog Orangette, Molly Wizenberg. É um livro simplesmente maravilhoso, comovente, inspirador, divertido e ainda tem imensas receitas!

O livro tem uma história por receita e apesar dela ter muitas receitas de bolos e doces (que é o que eu mais gosto de cozinhar), o que me despertou mesmo a curiosidade foram as receitas de saladas e vegetais. Não é que não estivesse atenta para esse tipo de receitas, mas fiquei mesmo com muita vontade de experimentar ingredientes diferentes dos que costumo utilizar.

Um exemplo é o rabanete. Eu nunca me lembro que existem rabanetes nem estes me despertam muita vontade de comê-los. Mas não sei porquê, fiquei com imensa vontade de experimentar “Radishes and Butter with Fleur de Sel”. É tão simples como: uma fatia de pão rústico (eu comprei pão de girassol acabadinho de sair do forno, na Biocoop) barrada com manteiga (sem sal, de preferência) e coberta de finas fatias de rabanete, salpicadas com flor de sal. Uma delícia*!


* convenhamos que qualquer pessoa vai gostar de comer vegetais “diferentes” desde que acompanhados duma bela fatia de pão com manteiga!


Outro exemplo é a couve. E neste caso a situação é ligeiramente diferente. Eu até consumo couves, mas tenho tendência para cozê-las ou salteá-las num pouco de azeite. E apesar de até gostar de Coleslaw, não tenho o hábito de comer couves cruas. Mas qualquer coisa fez com que ficasse com uma vontade tremenda de comer “Red Cabbage Salad with Lemon and Black Pepper”. Possivelmente o facto desta ser envolvida em queijo parmesão ralado.



Salada de Couve com vinagrette e queijo parmesão (adaptada do livro "A Homemade Life", Molly Wizenberg)


1 coração de couve (eu troquei a couve roxa por couve branca)
2 c.sopa de azeite
2 c.sopa de sumo de limão
½ dente de alho ralado
Sal
¼ chávena de queijo parmesão ralado (é preferível comprarem um pedaço de parmesão e ralarem na altura)
Pimenta a gosto

Fazer o tempero, juntando numa tigela o azeite, o sumo de limão, o alho e o sal. Reservar. Preparar a couve, removendo as folhas exteriores e cortando-a em quartos. Retirar a parte maior do caule e cortar a couve em tiras, o mais finas possíveis, no máximo ½ cm. Numa tigela grande, colocar a couve com 2 c.sopa do tempero e o queijo parmesão. Misturar bem, experimentar e adicionar o resto do tempero à medida que for necessário. Antes de servir, temperar com pimenta preta.


Nota: se não me engano, o livro só foi publicado nos Estados Unidos; comprem aqui.

Pin It Now!

1 comment:

  1. também já está à venda na amazon inglesa (as taxas sempre são mais baixas!). Acabei de comprar! :)

    ReplyDelete