Monday, April 13, 2009

Salvaterra do Extremo

Como já devem ter percebido, nas mini férias da Páscoa andei pela Beira Baixa. Não por acaso, pois toda a família do N. é de Castelo Branco e arredores e nestas alturas mais festivas acompanho-o sempre na visita.
Mas desta vez, não era só a família do N. que estava por lá: tivemos um convite da F.V. e do meu Pai para conhecer Salvaterra do Extremo.

Começámos por almoçar no restaurante “Helana”, em Idanha-a-Nova. Depois rumámos até Salvaterra e ficámos por lá durante a tarde.
A vila é muito típica e o que os habitantes e visitantes mais gostam de fazer é caminhadas. A paisagem ajuda, é lindíssima, quer pela envolvente histórica quer pela abundante natureza, que neste mês vibrava em tons amarelos e lilases. Aconselho, sobretudo, uma visita ao rio Erges pela vila de Segura, a poucos quilómetros de Salvaterra. No verão, dizem que os banhos sabem maravilhosamente bem!

O melhor sítio para ficarem alojados é na simpática Casa do Forno (não imaginam o cheirinho a canela que se sentia pelos corredores!)


Casa do Forno
Rua de S. João
6060-501 Salvaterra do Extremo
Tlf. 277455021
Rua José Silvestre Ribeiro, 35
6060-133 Idanha-a-Nova
Tlf. 277 201 095
Horário:
12-14h30
19h30-22h30
Encerra à 3ª Feira todo o dia e à 4ª Feira ao almoço

http://www.helana.com/
Pin It Now!

9 comments:

  1. Um passeio maravilhoso.
    Paizagens lindas a perder de vista, campos floridos recortados por rios, aroma a rosmaninho, cores da primavera realçadas pela luz da tarde e uma vila preservada pelo tempo... Um charme.

    E tu conseguiste capatar toda a beleza destes lugares através destas imagens fantásticas. Parabéns! Simplesmente Lindo.

    ReplyDelete
  2. Bom dia!

    Salvaterra do Extremo tem de facto cores ùnicas na Primavera e as tuas fotos são fantásticas ilustrações da paisagem!

    Espero ter a opurtunidade de nos conhecermos numa próxima visita à Casa do Forno.

    Excelente Blog!

    ReplyDelete
  3. acho que te vou "contratar" para escreveres no blog!

    ReplyDelete
  4. Fiquei com imensa vontade de ir dar um passeio pela Beira Baixa! E ainda com mais vontade de fugir da cidade para o campo! :)

    ReplyDelete
  5. E o título do blog também está porreiro!

    ReplyDelete
  6. Esta terra ainda vai dar que falar!!!
    Sabiam que uns quantos "generais" portugueses se reuniram em Salvaterra do Extremo antes de "conquistar" Madrid? Nunca tal tinha ouvido falar. Andei a pesquisar e a única referência, de possível associação, que encontrei data de 19 de Maio de 1939.
    "Realiza-se em Madrid o Desfile da Vitória das tropas nacionalistas. Entre os cerca de 140.000 militares participantes desfilam os Viriatos, contingente de voluntários portugueses".
    Será isto?
    Não interessa!
    O mais importante é que Salvaterra é um local de eleição. E devo dizer-vos que enquanto não forem lá, não passem palavra pois qualquer dia ninguém se mexe nas ruas :-).
    As fotos estão excelentes!
    Só mais uma coisa Diana: aquele sítio que tinhas referenciado com os roxos e amarelos ficava uns 200 metros à frente de onde demos a volta...

    ReplyDelete
  7. Parece uma paisagem daquelas dos filmes... :) muito boas as fotos!

    ReplyDelete
  8. Tentando esclarecer a dúvida de João.
    A possível reunião de generais para "conquistar" Madrid foi em Maio de 1704 (ou 1705), aquando da guerra da Sucessão espanhola e após a reconquista de Salvaterra, que estava nas mãos dos espanhóis. O Marquês das Minas entrou mesmo em Madrid que capitulou, assim como outras cidades espanholas. A ideia era pôr no trono o arquiduque Carlos III. Porém as intrigas, invejas e este nosso jeito português,fizeram com que o Marquês regressasse a casa como um derrotado e dessem os louros a um estrangeiro que, esse sim , foi o derrotado.
    Quanto às fotos do blog, tinham que ser lindas pois o "modelo" também ajuda muito!!!
    João Celorico

    ReplyDelete