Friday, May 04, 2012

Roadtrip pelo Norte de Espanha (e um bocadinho de França!)


Pelo título já dá para ver que vim de férias! Estava mesmo a precisar. Foi uma semanita de muita viagem de carro, de conhecer muitos sítios novos e de comer muito bem. Também foi uma semana com muita chuva – tivemos um pouco de azar com o tempo…

A primeira paragem da nossa viagem foi Salamanca. Tanto eu como o m. adorámos Salamanca. É uma cidade bem turística sim, mas no bom sentido. O centro é muito pitoresco, muito bem arranjado, cheio de restaurantes, bares, cafés, praças, pracetas e jardins.

Depois de Salamanca rumámos a Burgos. Acho que preferíamos ter seguido logo para norte, para Santander, mas estávamos tão cansados da viagem do dia anterior que decidimos fazer esta paragem extra. Espero não ferir susceptibilidades, mas sinceramente não achei grande piada a Burgos. É mais cidade e menos acolhedora para visitar do que Salamanca. Tem os seus pontos de interesse, claro, mas não me despertou muita curiosidade. Seguimos então para Santander. Santander já fica na costa e é uma cidade com uma forte influência balnear. Faz lembrar um pouco Cascais. Em Santander comemos lindamente em dois restaurantes: na Taberna MarineraMachichaco “El Machi” e no Dias Desur. E aproveitamos os escassos raios de sol dessa tarde para dar um passeio pelos jardins do Palácio de la Magdalena.



No dia seguinte fomos para o País Basco. Deixámos as auto-estradas e fomos por estradas mais pitorescas (N634 - anotem caso tenham oportunidade de passear por esses lados). Tentámos visitar o parque nacional Urkiola (claro que antes de sair de Lisboa estive no blog da Aran a pesquisar o que ela recomendava ver no Pais Basco) mas além de chuvoso estava tudo de baixo de uma neblina extremamente desagradável e até um pouco assustadora…



E eu que na minha cabeça só desejava praia e pintxos... Já que fazer praia não foi de todo possível (a sério, o tempo estava terrível, as ventanias eram ciclónicas), vingámo-nos nos pintxos! Na noite em que chegámos a San Sebastian fomos à Bodega Donostiarra. Comemos vários petiscos: chouriço picante, queso de caserío forte com marmelada, anchovas marinadas, guindillas, bonito, polvo, "pudim" de peixe com muita maionese, ovos no forno com molho de tomate, pimentos, batata e presunto, tudo acompanhado com pedaços de baguete estaladiça e cidra.

Na manhã seguinte, mais chuva. Já estávamos a desanimar um pouco com tanta chuva. Os nossos pés estavam sempre gelados, andávamos sempre de casacão, tivemos inclusive que comprar um guarda-chuva porque estava mesmo impossível de se andar sem ele. Até que, ao final da manhã, o sol finalmente apareceu. E aí aproveitámos e fomos ao Monte Igueldo ver a melhor vista sobre San Sebastian. Saltitámos de tasca em tasca pela parte velha da cidade a comer pintxos ao almoço, fizemos compras no centro, passeámos nos jardins da cidade e ao longo do rio, foi uma tarde maravilhosa! Esta cidade foi de longe a que mais gostei na viagem toda.


Como estavamos tão perto, decidimos ficar uma noite em Biarritz, já em França. Também havia sol em Biarritz mas o mar estava com uma agitação tremenda e só no dia seguinte é que tudo acalmou. Chegámos a ir a Hossegor – a nossa vontade de fazer algum tipo de praia era mesmo enorme – mas depressa percebemos que o melhor era descer outra vez para Espanha e terminar a nossa viagem em Bilbau.



Em Bilbau o tempo foi dividido em duas atracções fundamentais: no Museu Guggenheim e no jogo do Atlético de Bilbau – Sporting. Eu nunca liguei muito a futebol, sempre achei uma chatice e de certo modo incomodativo ver e ouvir jogos de futebol. Até o m. me levar ao estádio (tipo como fazem às crianças, sim!). O meu pai é um eterno sportinguista e isso fez com que eu, mesmo não gostando de futebol, desenvolvesse uma simpatia pelo Sporting. O m. é FANÁTICO! Vê todos os jogos, vai ao estádio, sofre imenso e… “pegou-me”, numa dose proporcional à minha personalidade, claro! Entre estas duas atracções, ainda conseguimos almoçar lindamente no restaurante Aizian, perto do Guggenheim e com vista para o Parque Iturriza Doña Casilda.



Foi uma viagem muito divertida que não acabou sem a peripécia final de nos terem rebocado o carro na nossa última paragem em Espanha, em Valladolid, já no último dia de viagem, a caminho de Lisboa!


obrigada à m. e à c. pelas dicas ao longo da viagem :)

Pin It Now!

10 comments:

  1. Que bela viagem e que bela reportagem! Parabéns ;)

    ReplyDelete
  2. Que bom, que viagem maravilhosa. Beijo Tia

    ReplyDelete
  3. Fantásticas fotografias! E uns petiscos com muito bom aspecto tb :)

    ReplyDelete
  4. Vontade de viajar, sabe tão bem!

    ReplyDelete
  5. Adorei a explicação, eu vou fazer uma viagem do tipo mas em julho, vamos de Lisboa a Leon(frança) por isso vou aproveitar as tuas dicas e rezar que não me façam o mesmo ao carro.. pois na minha ultima ida a Espanha roubaram nos as matriculas e por isso sem bem a loucura que é entrar numa policia espanhola :)

    ReplyDelete
  6. adorei ver por onde andaste, principalmente porque há três anos fiz uma viagem semelhante com uma amiga, mesmo antes de irmos para a índia, pelo que a nossa viagem foi um pouco mais pequena. saímos de lisboa para bilbao, dali fomos para san sebastian onde ficámos uns dias e a praia é uma delícia, e depois dois dias em biarritz que adorámos! tudo isto em agosto, portanto com muito sol, muito calor, embora quando chegámos a biarritz tenha começado a chover torrencialmente! e tenho tantas saudades!! road trips é comigo! :p

    ReplyDelete
  7. Salamanca... fiz lá Erasmus e adorei!
    Já depois disso fiz um périplo muito parecido com este, mas fui até Arcachon, onde dizem que há as melhores ostras do mundo (mas só o meu marido é que se deliciou, porque eu não gosto...). Felizmente nunca nos rebocaram o carro, imagino o susto!
    Obrigada pela divertida reportagem :)
    Teresa

    ReplyDelete
  8. que giro, Di!
    E as fotos estão incriveis!
    Beijinhos,
    Carol

    ReplyDelete
  9. me ha encantaaaaaaado!
    5 estrellas señorita Di ;)
    beijocas!

    ReplyDelete
  10. A tua reportage apaixonou-me e decidi fazer uma viagem idêntica em Agosto, podes aconselhar-me alojamento? Obrigada! :)

    ReplyDelete