Ok, por mim já chega de sonhos e filhoses, de chocolates e qualquer tipo de doce com ovos e açúcar. Ontem comi os últimos restinhos do natal e agora só quero coisitas mais simples, sem grandes elaborações, pouco enjoativas mas sempre nutritivas. Tal como pêras cozidas. Eu adoro a textura macia e ao mesmo tempo granulada da pêra. Acho que tudo o que fica delicioso com maçãs fica ainda melhor com pêras, e a maior diferença que encontro é mesmo nas pêras cozidas vs maçãs cozidas. Tradicionalmente junta-se uma casquinha de limão (receita muito popular entre os doentes…), ou cozem-se as pêras em vinho tinto (sobremesa muito “anos 80”). Eu cozi as minhas num xarope de especiarias, mais precisamente, gengibre, canela e alguns cardamomos. Óptimas para qualquer altura do dia. Ao pequeno-almoço complementam na perfeição papas de aveia – adoro comer papas de aveia no inverno. Ao almoço e ao jantar, fazem uma sobremesa leve, podendo-se adicionar um “custard” de baunilha para um resultado mais rico. Mas como eu mais gosto é da maneira mais simples, só as pêras e o xarope aromático morno por cima, hmmm…!
Pêras com gengibre e canela
4 pêras inteiras, descascadas
2 chávenas de água
1/4 de chávena de açúcar amarelo
1 pau de canela
1 pedaço de gengibre com 5cm de comprimento, cortado às rodelas
4 ou 5 cardamomos
Num tacho médio leve tudo ao lume, tendo o cuidado que as pêras devem ficar de pé.
Coza com tampa durante 20 a 30 minutos. Retire as pêras do lume e reduza o líquido a metade do volume. Passe o xarope por um passador fino e reserve. Sirva tudo morno.
Nota: o sabor do gengibre é muito forte e facilmente se torna picante; se não for fã deste sabor intenso, aconselho a usar menos quantidade de gengibre e durante menos tempo (pode retirá-lo a meio da cozedura, por exemplo)
olá :)
ReplyDeleteadoro gengibre, cardamomo e canela.
vou fazer estas pêras, vou vou, mas talvez só para o ano!
beijnhos
acabei agora mesmo de comer uma com iogurte natural! Acho q vais gostar muito tb :)
ReplyDeletebjinhos