Sunday, September 27, 2009

Early Autumn Birthday Dinner Party


São 6 da tarde e estive a molengar o dia todo. Entre dormitar, comer o resto da empada de frango e beber limonada, eu basicamente não fiz mais nada. À minha mãe, deu-lhe uma genica às 10 da manhã e acabou de arrumar tudo o que restou da festa de ontem em duas horas *. É que ontem dei uma festa em Azeitão. Na casa onde já se deram inúmeras festas.

Os meus avós tinham um talento genuíno para receber convidados, se bem que a memória mais vívida que tenho se relacione mais com o meu avô e as festas mais marcantes foram sempre os almoços de natal e os barbecues. Lembro-me de ver o meu avô a cortar “ao milímetro” cubinhos de carne para fazer espetadas, com pimentos e cebolas, tudo do mesmo tamanho, nem mais pequeno nem maior. “É para que toda a espetada grelhe uniformemente”, dizia ele a justificar as horas que passava de volta destas e outras preparações nas vésperas das festas. As mesas eram postas de véspera também, tudo de acordo com as regras da etiqueta, mas curiosamente descontraídas e nada “intimidantes”.

Sempre ouvi dizer maravilhas de todas estas festas, que equilibravam em todos os aspectos a dose certa de requinte e descontracção, deixando todos os convidados com vontade de voltar (e a maior parte das vezes sem vontade de ir embora!). Naturalmente, esta “arte” passou para a minha mãe e espero que vá passando para mim também. Porém, é certo que para dar uma festa de sucesso haja mais a ter em conta do que “talento” ou “jeito”.


Ao longo do tempo, fui absorvendo algumas dicas muito úteis, principalmente ao nível da estruturação e elaboração da ementa:
- tentar saber o que gostam os convidados, se são vegetarianos ou carnívoros convictos, se têm alergia a algum ingrediente específico ou pura e simplesmente não comem um determinado alimento, por questões de saúde ou feitio;
- sempre que possível dar preferência a frutas e vegetais da época;
- não repitir ingredientes nas receitas (por exemplo, não sirvam arroz de pato e arroz doce, a não ser que o tema a festa seja o arroz!);
- em caso de dúvida, escolher o mais simples e que se possa fazer com antecedência.

Caso não queiram passar 72h na cozinha antes da festa, também aconselho a escolherem uma ou duas coisas que possam encomendar a uma casa de comida feita ou comprar no supermercado, pronto a comer, ou até pedir a um dos convidados, se tiverem à vontade suficiente. Pode ser o prato principal, uma sobremesa, um acompanhamento, até pode ser tudo, para simplificar ao máximo.

Há uma tendência para as pessoas, no geral, se preocuparem só com a comida, o que é justificável porque efectivamente qualquer festa que se preze de se chamar festa tem que ter algo para comer/beber. É o que toda a gente espera. Mas é o que as pessoas não esperam é que vai marcar a diferença.


Um exemplo disso são os detalhes. Flores, velinhas, espaços confortáveis para estar e para circular, música, a própria apresentação e conjugação da comida, os pratos e guardanapos, a cadência da refeição. A minha mãe é perita nos detalhes. Adora arranjar a casa de banho com flores, velas, toalhas bonitas e sabonetes cheirosos e diverte-se imenso a por e decorar a mesa.

Pode demorar algum tempo pensar em como a festa vai ser. Qual o ambiente, quantas pessoas, o que servir, como servir, o que comprar fora, o que fazer em casa, quem é que vai ajudar, enfim, uma série de pequenas questões que devem ser bem geridas para tudo correr bem, tanto do ponto de vista dos convidados como do dos anfitriões. Mas vale a pena, muito mesmo, a satisfação de dar uma festa vale todo o tempo e esforço empenhado na mesma. Ver os convidados felizes e divertidos, confortáveis e a conviver uns com os outros é o que toda a gente que organiza uma festa quer!


* E já agora aproveito também para agradecer às restantes mãozinhas que ajudaram ao longo da noite e dar créditos ao Pato Amarelo pelas últimas duas fotos :)

Pin It Now!

5 comments:

  1. :) Acho que foi uma festa à altura dos pergaminhos da casa!

    Beijinhos e diverte-te nos "intas"!!

    (Quanto às fotos, de nada! É verdadeiramente um prazer ;) )

    ReplyDelete
  2. mas afinal quem é k fez anos?
    foste tu?
    e a receitinha daquele bolo com cerejas por cima!???
    Tem tão bom aspecto... não vais postar?

    ReplyDelete
  3. Como sempre, estava tudo delicioso e muito cuidado até ao ultimo pormenor!
    Com a idade estás cada vez melhor amiga. Quando fizeres quarenta ninguém te pára!! ;)

    muitos beijinhos.

    ReplyDelete
  4. Primeiro, tenho mesmo que agradecer as fotos (todas e não só as publicadas) ao Pato - ficaram muito giras!

    Ju, sim, fui eu :) mas, lamento desapontar-te pois o que ves na foto é uma perna de fiambre acabada de sair do forno (receita da minha mãe)!

    MJ, como já te disse, tive pena de não ter posto a conversa toda em dia, pormenor este muitíssimo importante! Bsitos e em Dezembro, lá estarei!

    ReplyDelete
  5. Oh... que pena... parecia mesmo um bolinho, ou melhor, bolão maravilhoso... mas pronto... é uma perna de fiambre... lol

    ReplyDelete