Sunday, March 18, 2012

Scones de morango e aveia


Scones de morango e aveia. Este tem sido o alimento principal da minha alimentação e da do m. nos últimos dias. Comemos a todas as refeições. Literalmente. Ontem jantámos scones… só scones!

A receita está mais do que testada e é uma delícia. Têm uma textura muito leve o que faz com que se esfarelem com bastante facilidade. Não dá lá muito bem para os partir ao meio e barrar com manteiga mas ninguém vai querer saber disso assim que levar um pedaço destes scones à boca!




A aveia também melhora não só a textura como o sabor da massa. E claro que dá para substituir os morangos por outros frutos (aqui no blogue já fiz scones de maçã). Podem por mirtilhos, amoras, framboesas ou até uma mistura de frutos silvestres.


Na lista de ingredientes vão reparar que coloco à vossa consideração mais ou menos quantidade de líquido, neste caso de leite e natas. Apesar de serem só duas colheres de sopa, de facto a textura da massa fica diferente. Assim, se preferirem uma massa mais moldável no início e mais consistente depois da cozedura não adicionem mais do que os 125ml de leite e de natas. Se preferirem uma textura mais suave adicionem estas duas colheres. Nesta última hipótese, terão que moldar os scones com a ajuda de uma colher.



Scones de morango e aveia

300gr de farinha
3 c.sopa de açúcar mascavado
3 c.chá de fermento em pó
1 c.chá de bicarbonato de sódio
½ c.chá de sal
120gr de manteiga sem sal
125ml + 1 c.sopa de leite (se necessário)
125ml + 1 c.sopa de natas (se necessário)
1 c. chá de extracto de baunilha
80gr de flocos de aveia
6 ou 7 morangos de tamanho médio, sem pé e cortados aos pedaços

Aqueça o forno a 180ºC. Forre dois tabuleiros para ir forno com papel vegetal e reserve. Num food processor misture a farinha, o açúcar, o fermento, o bicarbonato e o sal. Junte a manteiga cortada aos cubos e misture até a massa parecer areia. Numa tigela grande deite o leite, as natas e o extracto de baunilha e misture bem. Junte aos líquidos a aveia, a massa de farinha e manteiga e os morangos e mexa com a ajuda de uma colher. A massa vai estar com aspecto pegajoso. Utilize uma colher de gelado para moldar os scones sobre os tabuleiros. Conforme o tamanho da sua colher, molde 12-14 scones sobre o papel vegetal, bem afastados uns dos outros. Leve ao forno durante 25 minutos ou até estarem dourados. Retire do forno e sirva mornos com manteiga ou queijo creme.
Pin It Now!

Tuesday, March 06, 2012

in the mood for cherries


Para quem ainda não acompanha o In the mood for food no Facebook (esta é dica para irem já, já, já fazer um like na página!), com certeza que ainda não sabe da rubrica que tenho na página oficial da exposição que representa a ilustração portuguesa na Feira do Livro Infantil de Bolonha 2012, e que tem como nome “Como as cerejas”.

A primeira receita desta rubrica é um delicioso bolo de chocolate e cerejas! Deixo-vos aqui o vídeo, mais uma vez filmado pelo meu irmão, e a dita receita.




Bolo de chocolate e cerejas

125gr de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
80gr açúcar amarelo
4 ovos, gemas separadas das claras
½ colher de chá de extracto de baunilha
150gr chocolate em barra derretido
120gr de amêndoa ralada
250gr de cerejas, sem pés nem caroços
Uma pitada de sal
Açúcar em pó, para polvilhar antes de servir

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de mola com 26cm e forre o fundo com papel vegetal. Numa tigela bata a manteiga, adicione o açúcar e bata tudo novamente. Adicione as gemas dos ovos uma a uma, mexendo bem entre cada uma. Junte o extracto de baunilha, seguida do chocolate derretido. Depois envolva a amêndoa. Bata as claras em castelo, e adicione-as à mistura de chocolate, em três vezes, envolvendo tudo com cuidado e com a ajuda de uma colher de metal grande. Deite a massa na forma, que já deve estar untada e forrada com uma folha de papel vegetal, e espalhe-a até estar uniforme. Disponha as cerejas por cima da massa e por fim polvilhe tudo com uma pitada de sal. Leve ao forno durante 20 minutos. Retire do forno e deixe o bolo arrefecer ligeiramente antes de desenformar. Para desenformar, passe a ponta de uma faca entre o bolo e os lados da forma, abra a mola da forma e remova-a da base. Polvilhe com açúcar em pó antes de servir, de preferência, morno.




Pin It Now!

Este fim-de-semana foi tempo para visitar o Porto…


… e a minha amiga C., comer um dos deliciosos e suculentos hamburgers do Bugo Art Burgers, de experimentar o cocktail que eles têm de mojito e espumante (super fresco, recomendo muito mesmo!), de ir ao Vodafone Mexefest, de experimentar o brunch do bbGourmet, e de passear mais uma vez por Serralves.

Pin It Now!