Thursday, January 19, 2012

Novos começos*


Neste primeiro post de 2012 escrevo-vos da minha nova casa. Nada como começar o ano novo num novo sítio, mais ao meu estilo. Lembram-se deste post? Então, a minha nova casa é antiga e tem um pé direito alto, não tem varandas mas tem janelas grandes com portadas de madeira, chão também em madeira, e é toda branquinha. Tem as suas excentricidades: além de excessivamente torta e desalinhada, a única casa de banho que existe fica na cozinha e a cozinha, apesar de bem maior que a da anterior casa, claro que também é antiga, o que significa que tenho daqueles fogões pequeninos e muito pouco práticos (se bem que acho que vou dar uma volta a esta situação, dada a importância que dou a cozinhar, não posso me contentar com qualquer coisa!).


Está se mesmo a ver que 2012 para mim vai ser um ano em que me vou dedicar à decoração! Logo eu que tenho uma dificuldade extrema em me decidir, sendo eu balança da cabeça aos pés. Nos últimos dias não tenho feito outra coisa que não seja ver revistas e livros de decoração, pesquisar sites de objectos de design on-line e estudar combinação de cores. Encontrei este site de uma designer de tapetes lindos de mais, e estes azulejos, não são tão giros?!

Ocasionalmente dou uma olhadela ao Design Sponge, ao Apartment Therapy, ao emmas designblogg e a página da Elle Decor. E vocês, aconselham-me algum blog ou site de decoração em particular?


2012 também vai ser mais um ano para me dedicar a uma vida mais saudável com a ajuda destas 50 ideias saudáveis para 2012 do site Whole Living.

E este artigo pôs a pensar no que realmente é importante – recomendo muitíssimo a sua leitura!

E 2012 começou também com uma sopa de lentilhas e caril deliciosa.


*Pós-Edição 1: esta coisa das pressas dá nisto! Estava tão ansiosa por pôr um novo post que me esqueci de falar como deve ser desta sopa. As lentilhas em puré dão uma textura e sabor únicos a esta sopa e o iogurte entra em substituição das normalmente utilizadas natas, promovendo o equilíbrio e dando uma leveza e frescura imediata à sopa.



Sopa de lentilhas e caril


1 cebola média cortada em pedaços
400gr de abóbora cortada em cubos
300gr de lentilhas laranjas
1 dente de alho sem casca
2 c.sopa de azeite
1 c. sobremesa de caril
1 c.chá de sal
1,25l de água
Iogurte natural e coentros ou salsa frescos picados para servir


Num tacho grande e alto, comece por aquecer o azeite e saltear a cebola e o caril durante 2 minutos. Junte o alho, a abóbora e as lentilhas e salteie durante mais 2 minutos. Junte o sal e a água e deixe cozer bem os vegetais. Insira a ponta de uma faca num dos pedaços de abóbora para ver se ela está bem cozida. Nesta altura, as lentilhas estarão praticamente desfeitas, quase em puré. Retire o tacho do lume e triture tudo com uma varinha. Sirva a sopa bem quente com uma colher de sopa de iogurte natural e coentros ou salsa picados por cima.


*Pós-Edição 2: a já saudosa dica saudável!


Dica Naturopatia by Maria

As lentilhas são uma fonte de proteínas, fibras, vitaminas e minerais. São ricas em fibras, ferro e possuem capacidade de reduzir os níveis de colesterol (HDL). São uma boa fonte de proteína vegetal, especialmente quando combinadas com um cereal (arroz, trigo, centeio, etc), uma vez que estes aportam metionina (um aminoácido) às leguminosas, produzindo-se assim uma combinação equilibrada que permite que se obtenham proteínas de alto valor biológico (nutrientes plásticos que o organismo necessita para formar e regenerar tecidos), comparáveis às que estão nos alimentos de origem animal.


Pin It Now!