Thursday, November 24, 2011

Sopa de abóbora e um livro que, possivelmente, é o melhor que li nos últimos anos


Sinceramente, invejo, no bom sentido claro, os/as bloggers que publicam posts todas as semanas! Tenho estas fotos tiradas “há séculos” mas fiquei completamente envolvida no excelente livro que vos quero recomendar e isso desviou a minha atenção aqui do blog.

A sopa é do mais simples que há e tem sido a eleita para os jantares das últimas semanas: abóbora, cebola e alho assados com mel, azeite e sal, tudo reduzido a um creme com a ajuda de algumas conchas de caldo de vegetais “homemade” e de uma boa varinha mágica, e polvilhado no final com uma pitada de canela e cominhos. Uma delícia! Tenho acompanhado com um mix de tapas muito mediterrâneas como sardinhas em lata, pimentos assados de conserva, fatias de pão torrado, pesto, mostarda e manteiga. Pensando bem, as tapas não têm nada a ver com a sopa, mas tudo junto sabe tão bem, principalmente quando a vontade de cozinhar está mais em baixo e passou (temporariamente) para segundo plano. Sim, porque agora, cada tempinho livre que tenho é dedicado a este livro: Blood, bones and butter da Chef Gabrielle Hamilton.



O livro, que basicamente relata a biografia da Chef americana, é daqueles que prende a atenção logo nas primeiras páginas. Capítulo a capítulo a história alterna entre divertida, dramática, surpreendente, cómica, sinistra, tal como a vida, mas contada de uma forma tão brilhante e engraçada que é muito fácil identificar-nos com uma ou outra emoção ou situação. Recomendo muitíssimo!


Happy Thanksgiving!


 
Pin It Now!

Sunday, November 06, 2011

Harvest Cake with Vanilla Cream


Um dos blogs que mais gosto de seguir é o A Cup of Jo, e uma das últimas sugestões da Joanna Goddard foi este blog: roost. Normalmente não tenho tempo para ver tudo o que outros bloggers recomendam mas por acaso foi ver o link dela, fiz uns scrolls pelo blog e adorei! Encontrei este bolo, o Harvest Cake e decidi fazê-lo.

É uma receita um pouco diferente do habitual: não leva glúten (existente na farinha de trigo, por exemplo), nem açúcar, nem lacticínios, seria vegan se não levasse ovos também, mas leva. Tentei seguir a receita o máximo possível mas acabei por fazer algumas alterações.


A receita do bolo leva farinha de amêndoa, que não consegui encontrar já feita, logo tive que a fazer eu, triturando amêndoas em palitos (cruas) num food processor. Aqui reside a primeira alteração: a farinha de amêndoa ficou um pouco mais granulada do que deveria (o que provavelmente não aconteceria se tivesse um copo de batidos ou uma Bimbi…) pois o meu food processor não tritura com muita eficácia. O bolo também leva cenoura e courgette raladas, que no meu caso também foram trituradas no food processor em vez de raladas no ralador. Troquei a maçã por puré de maçã já feito (comprado no Lidl) e reduzi a quantidade de extracto de baunilha de 1 ½ c. chá para apenas 1 c. chá.

Quanto ao creme de baunilha… confesso que segui no sentido completamente oposto. Deveria ser um creme sem qualquer tipo de lacticínios, feito com cajus crus, sumo de maçã, mel, tâmaras e baunilha. Mas sinceramente, depois de fazê-lo não gostei nada do sabor e decidi trocar por um creme de queijo creme e iogurte (sim, sim, só lacticínios!!!)

 


No final, decorei com bagos de romã, porque também não encontrei figos, e com pistáchios picados.

Para mim, o bolo ficou óptimo: ficou com imensa textura por causa das amêndoas, muito húmido por causa da cenoura, da courgette e do puré de maçã, e o creme de baunilha complementa na perfeição.


Harvest Cake with Vanilla Cream (adaptada do blog roost)

Para o bolo:
3 chávenas de farinha de amêndoa
1 ½ c. chá de bicarbonato de sódio
½ c. chá de sal
1 ½ c. chá de canela
¼ de chávena de óleo de girasol
¼ de chávena de mel
1 c. chá de extracto de baunilha
3 ovos
1 chávena de cenoura ralada
1 chávena de courgette ralada
1 chávena de puré de maçã

Para o creme:
200gr de queijo creme
1 boião de iogurte natural sem açúcar
1 c. sopa de mel (ou um pouco mais se preferirem)
1 c.chá de extracto de baunilha

Para decorar:
Bagos de uma romã
1 mão-cheia de pistáchios picados

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte a base e os lados de uma forma de mola com um pouco de óleo, forre a base da forma com papel vegetal e volte a untar. Numa tigela misture a farinha de amêndoa, o bicarbonato, o sal e a canela. Noutra tigela misture os restantes ingredientes do bolo. Juntar os ingredientes da segunda tigela na primeira e mexer bem. Deitar na forma, nivelar a superfície com uma espátula e levar ao forno por 30 a 40 minutos ou até um palito espetado no centro do bolo sair seco. Retirar do forno e deixar arrefecer.

Entretanto misture todos os ingredientes do creme. Quando o bolo tiver arrefecido totalmente, espalhe o creme sobre o topo e decore com os bagos de romã e os pistáchios.



Pin It Now!