Tuesday, August 23, 2011

De volta dos Açores e em Azeitão


Não imagino as minhas férias de verão sem passar uns dias aqui. Não acordo cedo, mas acabo por aproveitar uma ou duas horitas antes do almoço para por a “leitura” em dia. Seja ver as Holas das semanas passadas, ou analisar as tendências de moda para o Outono nas várias revistas que a minha mãe gosta de comprar por esta altura, ler a How to Spend It, claro(!), ler mails e posts de blogs acumulados das férias e dos últimos dias de trabalho, tudo isto nos meus vários recantos preferidos da casa: no sofá em frente ao envidraçado com vista para o jardim, numa pequena “instalação” ao melhor estilo dos alpendres americanos que a minha mãe criou o ano passado, à beira da piscina, ou no meu quarto, com as janelas abertas, também com vista para o jardim.


Enquanto preparo um post totalmente dedicado às férias nos Açores, deixo aqui o resultado de algumas das minhas últimas “leituras”:


* Adoro projectos como este: The Makers – além de ser fã do trabalho da fotógrafa Jennifer Causey, acho totalmente inspirador retratar a vida de pessoas que “embrace a more tactile way of living” (via http://simplesong.typepad.com);


* Apesar de não seguir as tendências dos tratamentos de beleza, tenho-me divertido a ler Chronicles of a spa junkie, da revista How to Spend It;


* Enquanto achava que era impossível existir uma cozinha mais pequena do que a minha… eis a Mini-cucina Meneghini! (via revista Elle);


* A primeira vez que me lembro de ter experimentado comida do médio oriente foi quando passei férias em Israel, há 15 anos atrás. Lembro-me de comer espetadas de carne picada, temperada com muitos cominhos e sumo de limão, a todas as refeições! Quando passei férias em Nice também me deliciei num restaurante de inspiração turca e no ano passado experimentei jantar no restaurante de comida libanesa Fenícios. Recentemente descobri um blogue totalmente dedicado a comida Libanesa: Dirty Kitchen Secrets - vale a pena explorar!

Pin It Now!

Saturday, August 13, 2011

Uma receita rápida de verão, antes da parte II das férias


Seria de esperar que depois de umas férias maravilhosas eu sentisse aquele impacto que toda a gente sente de voltar à cidade, ao trabalho, à rotina, a mesma coisa de sempre, etc, etc. Mas não, isso não aconteceu. Aliás, tenho a dizer que passei lindamente estas duas semanas entre férias. Acho que é aqui que reside o segredo de ter perto de um mês de “férias”: sair do país na última semana de Julho, ficar em Lisboa nas duas primeiras semanas de Agosto, e voltar a sair nas duas últimas semanas! É que Lisboa nas duas primeiras semanas de Agosto parece que ganha outra dimensão. Lembram-se de ser adolescentes e de sentir aquela óptima sensação de liberdade por ter a casa só para vocês quando os pais vão passar um fim-de-semana fora? Lisboa em Agosto é assim. E há tantos turistas que é inevitável não nos sentirmos turistas também, na nossa própria cidade!


Fiz as voltinhas do costume: Príncipe Real, Chiado e Bairro Alto. Andei pelo mercado de manhã, fui à esplanada Lost In almoçar, ao Miradouro de S. Pedro de Alcântara ao final de um dia de trabalho, jantar ao Kaffeehaus noutro, mais um copo nos quiosques da Av. de Liberdade. Enfim, estas duas semanas passaram a correr e amanhã já vou para os Açores, mas não sem antes deixar uma receita simples de uma salada para celebrar o verão.


Salada de Verão

Vários tipos de tomate, cortados de diferentes maneiras consoante o tipo e o tamanho (às rodelas, ao meio, aos quartos, aos gomos)
Pepino, cortado em pedaços de mais ou menos 2 cm
Meloa, melão e melancia, também cortados em pedaços de mais ou menos 2cm
Morangos, cortados ao meio ou aos quartos
Rebentos de Alfafa
Queijo Ricotta
Azeite, sal, vinagre balsâmico, cebolinho e manjericão
Pão grelhado para acompanhar

Misture o tomate com o pepino e o manjericão e tempere com sal, azeite e vinagre. Disponha as frutas por cima seguidas dos rebentos de alfafa e de uma colher bem cheia de queijo ricotta. Polvilhe com cebolinho picado, mais uma pitada de sal e um fio de azeite. Acompanhe com uma ou duas fatias de pão grelhado. Sirva de imediato.


Dica Naturopatia by Maria

O tomate é um excelente alimento para o verão por ser remineralizante (Na, K, Ca e P), além de rico em licopeno, vitaminas A e C. Tal como o melão, também rico em vitaminas A e C e bastante diurético.

E para petiscar durante os dias mais quentes...
 


Pin It Now!

Thursday, August 04, 2011

Férias de Verão - Parte I


Não tenho parado um minuto em casa. Entre fins-de-semana no Algarve, em Melides, nos Festivais de Verão, e mais recentemente de férias, não tenho tido um momento para me dedicar ao blog. Reconheço que já estava a sentir falta de vir aqui por um postzito! E que melhor motivo para regressar do que partilhar convosco a minha última viagem: só amigas, em Formentera, uma semana recheada de muito sol e muita praia, ainda mais de risota e disparates, finais de dia maravilhosos, e até com direito a uma grande surpresa, daquelas que nenhuma de nós estava à espera nem desconfiava!
 

Alugámos uma pequena casa junto ao porto, em La Savina, com vista para o mar, e passámos os dias a saltitar de praia em praia, de chiringuito em chiringuito, a petiscar e a beber lambrusco e sangria.

 
Mas as férias não ficam por aqui, daqui a 1 semana há mais, desta vez nos Açores! Até jááá!!! Ou como a c. diz no seu melhor castelhano: até rááá!!!

 
* Identificação de fotos: 1) Praia Illetes (tirada ou por mim, ou pela MJ ou pela m., não tenho a certeza :); 2) (cw) Farol de La Mola; pôr do sol em frente a casa (tirada pela MJ); o grupinho; pôr do sol no bar El Tiburon (tirada pela MJ); 3) (cw) Lambrusco, Caipiroskas, Frozen Mojito (a melhor bebida dos últimos tempos!) com bruschettas de tomate, petisco saudável e improvisado da i.!

Pin It Now!