Sunday, September 26, 2010

Brownies - a receita


Adoro fazer anos! Fico sempre tão feliz e tão bem disposta nesse dia, mesmo que não tenha dormido nada e esteja ainda em recuperação depois de duas grandes noites de festa…!

Este ano combinei um lanche com uns amigos no Orpheu Caffé, no Príncipe Real. E fiz estes brownies. Das várias receitas que já li e fiz de brownies, esta é a minha preferida. É adaptada do site Cooks Illustraded, um dos sites com receitas mais fiáveis que conheço, eles testam tudo e mais alguma coisa, várias vezes. O acesso não é gratuito mas eu inscrevi-me numa daquelas promoções free trial online membership só para tirar esta receita. A grande diferença para outras receitas de brownies é que a proporção de manteiga face à de chocolate é menor, resultando num brownie menos gorduroso e mais rico em chocolate. Mesmo assim, como o que não tem de manteiga tem de chocolate, aconselho–vos a cortarem os brownies em pedaços pequenos e, se gostarem, a enfeitá-los com uma framboesa! Como gosto de alguma crunchiness, adicionei umas avelãs tostadas e grosseiramente picadas à massa, mas podem omiti-las ou trocá-las por outros frutos secos como nozes, amêndoas, etc.

Brownies (dá para 80 brownies com 2cm de lado)

300 gr de chocolate de leite
120gr de chocolate preto
200gr de manteiga sem sal
5 c.sopa de cacau em pó
6 ovos
2 1/4 chávenas de açúcar (podem usar açúcar branco ou amarelo ou uma mistura)
3 c.chá de extracto de baunilha
1 c.chá de sal marinho
2 chávenas de farinha sem fermento
1 chávena de avelãs tostadas picadas

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma com cerca de 28cm de lado e 5cm de altura e forrar com papel de alumínio, deixando uma boa folga de papel nos quatro lados da forma (de modo a que se possa levantar o brownie inteiro da forma puxando o papel de alumínio). Unte o papel de alumínio também. Derreta o chocolate aos pedaços juntamente com a manteiga em banho-maria, mexendo de vez em quando. Junte o cacau em pó e misture tudo muito bem até estar tudo homogéneo. Deixe arrefecer um pouco. Numa tigela grande bata os ovos com o açúcar, a baunilha e o sal durante cerca de 15 segundos. Junte o chocolate já arrefecido e mexa bem. Com a ajuda de uma colher de pau, envolva a farinha peneirada. E por fim adicione as avelãs. Deite a massa na forma e leve ao forno durante 35 a 40 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer durante 2 horas. Com a ajuda das folgas do papel de prata, puxe o brownie da forma. Corte em quadrados com 2cm de lado antes de servir.

Pin It Now!

Saturday, September 18, 2010


Já tenho mesmo saudades do verão. Se calhar porque foi tão bom, cheio de praia, boa companhia, mergulhos, passeios, descanso, risos, boa comida, o que é que poderia ter tido mais?! Nada, foi perfeito. Fico sempre muito entusiasmada com a chegada do Outono, aliás, para mim (e não sou a única) o ano começa em Setembro. É em Setembro que faço as minhas resoluções e as minhas mudanças, muito impulsionada pelo facto de também fazer anos em Setembro e desse dia ser o meu dia preferido de todo o ano! Mas este ano ainda estou com um pezinho no verão, logo eu que gosto mais de olhar para o que vem do que para o que passou. E não me posso queixar que não têm vindo coisas boas ter comigo, desde um novo escritório, a um novo estilo de vida, digamos que mais independente e despreocupado, estou a “redecorar” a minha casa e no fundo toda a minha vida. But still…


Foi o meu último almoço das férias de verão e é uma adaptação da receita de Courgette carbonara do Jamie Oliver. Adaptação saudável, claro. Aliás, chamar-lhe carbonara até nem fica muito bem… Mantive o bacon e os ovos, mas troquei as natas e o parmesão por um iogurte natural. E juntei espinafres e manjericão no final. Podem seguir a receita original aqui.



Dica Naturopatia by Maria

Os espinafres contêm um alto teor de água (91,6ml por 100g). São ricos em fibras, como a maioria das verduras, mas destacam-se sobretudo pela riqueza em vitaminas e minerais. A nível vitamínico, encontramos uma grande fonte de anti-oxidantes, uma vez que é rico em vitaminas A, C e E.
Em relação aos minerais, destacam-se os valores de cálcio, magnésio, sódio, potássio e ferro. Para quem pratica desporto, são uma boa opção, uma vez que minerais como o magnésio e o potássio são essenciais para uma boa actividade muscular.


Pin It Now!

Sunday, September 05, 2010

Filete de salmão no forno com funcho


De volta às receitas da Donna Hay, deixem-me dizer-vos que foi a primeira receita que marquei no livro assim que o comprei: simples e com uma boa combinação de ingredientes, não só em termos de sabor com de aspecto. O funcho assado com o salmão funciona lindamente e as alcaparras do molho dão um toque avinagrado muito especial. No que diz respeito às ervas aromáticas, a receita original leva estragão e salsa frescos, mas não se deixem limitar por estas ervas. Eu tive alguma dificuldade em encontrar estragão fresco e acabei por também não utilizar salsa, preferindo uma mistura de coentros com hortelã. Ficou delicioso!


Filete de salmão no forno com funcho

2 funchos cortados às fatias
2 cebolas roxas cortadas aos gomos
2 c.sopa de azeite
2 c.sopa de estragão
Sal e pimenta
900g de filete de salmão com pele
1/3 chávena salsa picada
1 1/2 c.sopa de raspa de limão
1 c.sopa de alcaparras
1/4 chávena de azeite

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Num recipiente apropriado para ir ao forno, junte o funcho, a cebola, o azeite, o estragão, sal e pimenta. Leve ao forno durante 20 minutos. Coloque o filete de salmão sobre os vegetais. Misture a salsa, a raspa de lima, as alcaparras e o azeite e deite sobre o salmão. Leve ao forno por mais 10 minutos.

Nota: 10 minutos pode parecer pouco mas não caia na tentação de deixar o salmão muito mais tempo no forno caso contrário fica muito seco e não tão saboroso.




Dica Naturopatia by Maria

Funcho (Foeniculum Vulgare)

As sementes podem ser utilizadas para favorecer a digestão. Também estimulam a lactação das mulheres em período de aleitamento. São anti-oxidantes, pela riqueza em alanina, triptófano, metionina e histidina.
A planta ajuda a reduzir os niveis de colesterol (LDL) no sangue.
No entanto, não se deve tomar em casos de hipertiroidismo, pois é uma planta rica em iodo, nem se deve consumir em excesso pois pode provocar irritação intestinal, arritmia ou problemas respiratórios.
Pin It Now!