Tuesday, March 16, 2010

Salada de espinafres, croutons e queijo feta

Esta é a minha combinação preferida numa salada: folhas verdes, pão e queijo, tudo com muito azeite e vinagre balsâmico.


Mas vamos por partes. Primeiro as folhas verdes, pode ser alface, rúcola, canónigos ou, neste caso espinafres. Depois o pão, ou melhor, os croutons caseiros, nunca comprados já feitos. E sempre tostados na hora, com azeite e alho ralado. Por fim o queijo, de cabra de preferência, neste caso Feta.

O resto são pequenos detalhes: o abacate pode também ser maçã ou pêra, os rabanetes podem ser beterraba ou tomate. Por cima há sempre lugar para uns frutos secos e umas sementes tostadas - não nesta foto, mas muitas vezes no meu prato!

Salada de espinafres, croutons e queijo feta (1 porção)

1 mão cheia de espinafres
2 fatias de pão tipo alentejano, sem codea
1 alho pequeno ralado
1+2 c.sopa de azeite
1 c. sopa de vinagre balsâmico
1/4 de abacate
2 rabanetes
1/2 lima
Sal
2 c.sopa de queijo feta esfarelado

Para fazer os croutons, ligue o forno na opção grill. Corte as fatias de pão em cubos e junte 1 c.sopa de azeite e o alho ralado. Misture bem, deite sobre uma folha de papel prata e leve ao forno, mexendo de vez em quando para tostarem uniformemente. Assim que estiverem dourados, retire do forno e reserve enquanto prepara o resto. Corte o abacate e os rabanetes às fatias e regue tudo com sumo de 1/2 lima. Numa tijela misture o resto do azeite com o vinagre e o sal (a gosto), junte os espinafres e os croutons e mexa bem. Coloque tudo num prato ou numa taça e salpique com o rabanete e o abacate. Por fim polvilhe com o queijo.
Pin It Now!

Thursday, March 11, 2010

Gratinado de frango com bacon e alho francês

Quando ainda vivia em casa da minha mãe, costumava cozinhar para ela e para o meu irmão bastantes vezes. Esta receita era das que mais fazia: todos gostavamos e era super fácil.

Na realidade quase que não é uma receita de tão simples e intuitiva que é. É só pegar num peito de frango ou em alguma sobra de frango, saltear ligeiramente com o bacon e o alho francês, temperar a gosto e envolver tudo num molho branco, bem espesso e cheio de noz moscada. Polvilhar tudo com queijo ralado e levar a gratinar. Nós acompanhavamos com pão fresco e estaladiço, mas também pode comer com arroz ou puré de batata, comfort food no seu melhor!
Pin It Now!

Saturday, March 06, 2010

Estou de volta!

Mas só com uma foto que tirei para o desafio de março do blog Still Life With!

Vejam mais aqui:
http://www.flickr.com/groups/slw/

Pin It Now!