Thursday, February 18, 2010

Bolachas de aveia, amendoa e arandos


É muito raro eu comprar bolachas no supermercado, gosto muito mais de fazer as minhas, com os sabores que mais gosto e sem qualquer tipo de "E's". Esta receita é uma espécie de mix entre os biscoitos Anzac e uma das receitas infalíveis da Donna Hay. Têm sido o meu conforto a meio da tarde com uma chávena do meu chá preferido, o Earl Grey, enquanto tento não perder a calma com o meu computador, que insiste em bloquear de meia em meia hora...


(16) Bolachas de aveia, amêndoa e arandos

1 ¼ chávenas de farinha
¾ c.chá de fermento
½ c. chá de bicarbonato de sódio
½ c.chá de sal
1 ¼ chávenas de aveia
½ chávena de amêndoas laminadas
½ chávena de arandos secos
¾ chávena de manteiga sem sal derretida
½ chávena de açúcar branco
½ chávena de açúcar amarelo
1 ovo
1/2 c. chá de essência de baunilha

Numa tigela misture todos os ingredientes secos. Faça um buraco no meio e junte o ovo, a manteiga e a baunilha. Misture bem e coloque no frigorífico durante 1h. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Com a ajuda de uma colher de gelado, forme bolas com a massa e disponha em dois tabuleiros forrados com papel vegetal, bem afastadas umas das outras. Leve ao forno durante 15 min ou até estarem douradas. Deixe arrefecer antes de servir.
Pin It Now!

Tuesday, February 16, 2010

Lemon Curd

Queres limões? As árvores do meu quintal estão carregadas!” disse-me a minha tia recentemente. Claro que lhe respondi que sim. Estamos em pleno inverno, na melhor altura do ano para consumir citrinos e eu adoro limões, em receitas doces e salgadas.

Simplificando, lemon curd é um de creme à base de limões, ovos, açúcar e manteiga. Tem um sabor muito intenso a limão e é ao mesmo tempo doce e amargo. A sua utilização é muito semelhante à dos doces em geral, podendo-se barrar em bolachas, tostas, pão, rechear bolos e tartes.

Eu faço esta receita há algum tempo e vem do livro "Conservas" de Oded Schwartz.

Lemon Curd

Raspa e sumo de 6 limões
400g de açúcar
150gr de manteiga
5 ovos

Num tacho ao lume, dissolva o açúcar com o sumo e raspa do limão. Assim que estiver dissolvido, junte a manteiga e mexa bem. Retire do lume e junte os ovos ligeiramente batidos e passados por um passador. Transfira tudo para uma taça e cozinhe em banho-maria, até engrossar, mexendo sempre. Tenha em atenção que o curd vai engrossar ainda mais após arrefecer.

Nota: se quiser colocar em frascos, aconselho a lavar bem os mesmos e coloca-los durante 15min no forno; enquanto o curd estiver quente, deitá-lo nos frascos acabados de sair do forno e tapar logo; desta maneira, ao arrefecer irá se criar um pouco de vácuo, conservando o curd por mais tempo.

Pin It Now!

Saturday, February 06, 2010

Madrid


Se todos os meses terminassem como Janeiro, eu era muito, mas muito mais feliz. Fui passar este último fim-de-semana em Madrid com as minhas amigas. Foi tão divertido! Eu e a I., que ainda vivemos em Lisboa, ficámos em casa da M., que vive em Madrid há uns 4 ou 5 anos, tal como a MJ e a F. A M. tem uma casa muito gira em Bilbao (super central), antiga, com soalho em madeira, um pé direito altíssimo e com um terraço amoroso.

Fartámo-nos de rir, passear e comer, claro! Assim que chegámos, fomos logo almoçar ao Bar Tomate (não como o vegetal mas sim como "toma-te"), à hora típica local, 3 da tarde, só para ficarmos ambientadas aos costumes madrilenos. Passeamos pelo Parque do Oeste e fomos ao Mercado de San Miguel, que é um tipo de mercado gourmet com barzinhos de tapas vinhos à mistura - recomendo, é muito giro!

Foi um fim-de-semana de meninas "à antiga". A I. também adora cozinhar, por isso fizemos as duas um jantar e um brunch em casa da M. Jogámos ao jogo do "Sexo e Cidade", fomos sair à noite e dançámos até às 7 da manhã! Sim, eu também, eu que raramente aguento ficar acordada depois da meia-noite!

Obrigada meninas, mal posso esperar pelo próximo!!!


Bar Tomate
C/ de Fernando El Santo, 26
28010 Madrid
Tlf. +34917023870

Nina Madrid Restaurant
C/ Manuel Malaseña, 10
28004 Madrid
Tlf. +34915910046



Pin It Now!