Friday, December 31, 2010

Biscotti - A última receita de 2010


Sem nenhum motivo em especial, termino o ano com uma receita de biscotti di prato, cantuccini ou cantucci, como quiserem chamar. Há alguma "controvérsia" quanto a como chamar estes biscoitos, mas para mim é igual, adoro-os qualquer que seja o verdadeiro nome deles. Não dava nada por biscotti até há 3 anos atrás. Pareciam-me os biscoitos mais desinteressantes de sempre, pouco doces e a fazerem-me lembrar mini bruschettas. Felizmente que o gosto das pessoas evolui e agora são dos meus biscoitos preferidos. O "pouco doces" agora é um ponto a favor, são super estaladiços e nada enjoativos.


Tradicionalmente levam amendoas, mas também se podem fazer com pistachios, chocolate, aromatizados com laranja, baunilha, canela ou gengibre. A primeira vez que experimentei fazer biscotti não correu muito bem. A quantidade de farinha prevista na receita não estava certa e o resultado foi desastraso... desde aí que nunca mais tentei.


Até esta semana. Inspirada pelos maravilhosos biscotti que recebi de presente de natal da Sanda do blog Little upside-down Cake, achei que devia tentar a minha sorte de novo, desta vez com uma receita diferente.


Biscotti de baunilha e amêndoa

2 chávenas de farinha sem fermento
1 c.chá de bicarbonato de sódio
1 c.chá de sal (eu usei sal marinho)
6 c.sopa de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
1 chávena de açúcar
2 ovos
1 c.chá de extracto de baunilha
1 chávena de amêndoas laminadas

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa tigela misture a farinha, o bicarbonato e o sal. Numa tigela bata a manteiga com o açúcar até ficar uma massa fofa e leve. Junte os ovos e bata bem. Adicione a baunilha, seguida dos ingredientes secos e mexa bem. Por fim misture as amêndoas. Num tabuleiro polvilhado com farinha, molde dois rolos com mais ou menos 4cm de largura e afastados cerca de 10cm um do outro. Achate-os ligeiramente com a ajuda das mãos e leve ao forno durante 30-35 minutos. Retire do forno e espere 5 minutos. Com uma faca de serrilha, corte os rolos em fatias, na diagonal. Disponha as fatias no mesmo tabuleiro e leve novamente ao forno durante 10 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer completamente.
Pin It Now!

5 comments:

  1. Que Bom!!!!Estou contente que gostaste o presente e os teu parecem muito bons!!Bom 2011:-)

    ReplyDelete
  2. Adorei os teus biscoitos se assim os posso chamar, beijocas

    ReplyDelete
  3. É engraçado como me revi nas tuas palavras.
    Tb sempre achei os biscotti desinteressantes, mas é mesmo, o nosso gosto vai evoluindo e o desinteressante passa a perfeito!
    Este ano tb fiz agora no Natal, inspirei-me na receita do David Leite e fiquei fã.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  4. e estavam tão bons....hummmmm ;)

    ReplyDelete