Sunday, September 26, 2010

Brownies - a receita


Adoro fazer anos! Fico sempre tão feliz e tão bem disposta nesse dia, mesmo que não tenha dormido nada e esteja ainda em recuperação depois de duas grandes noites de festa…!

Este ano combinei um lanche com uns amigos no Orpheu Caffé, no Príncipe Real. E fiz estes brownies. Das várias receitas que já li e fiz de brownies, esta é a minha preferida. É adaptada do site Cooks Illustraded, um dos sites com receitas mais fiáveis que conheço, eles testam tudo e mais alguma coisa, várias vezes. O acesso não é gratuito mas eu inscrevi-me numa daquelas promoções free trial online membership só para tirar esta receita. A grande diferença para outras receitas de brownies é que a proporção de manteiga face à de chocolate é menor, resultando num brownie menos gorduroso e mais rico em chocolate. Mesmo assim, como o que não tem de manteiga tem de chocolate, aconselho–vos a cortarem os brownies em pedaços pequenos e, se gostarem, a enfeitá-los com uma framboesa! Como gosto de alguma crunchiness, adicionei umas avelãs tostadas e grosseiramente picadas à massa, mas podem omiti-las ou trocá-las por outros frutos secos como nozes, amêndoas, etc.

Brownies (dá para 80 brownies com 2cm de lado)

300 gr de chocolate de leite
120gr de chocolate preto
200gr de manteiga sem sal
5 c.sopa de cacau em pó
6 ovos
2 1/4 chávenas de açúcar (podem usar açúcar branco ou amarelo ou uma mistura)
3 c.chá de extracto de baunilha
1 c.chá de sal marinho
2 chávenas de farinha sem fermento
1 chávena de avelãs tostadas picadas

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma com cerca de 28cm de lado e 5cm de altura e forrar com papel de alumínio, deixando uma boa folga de papel nos quatro lados da forma (de modo a que se possa levantar o brownie inteiro da forma puxando o papel de alumínio). Unte o papel de alumínio também. Derreta o chocolate aos pedaços juntamente com a manteiga em banho-maria, mexendo de vez em quando. Junte o cacau em pó e misture tudo muito bem até estar tudo homogéneo. Deixe arrefecer um pouco. Numa tigela grande bata os ovos com o açúcar, a baunilha e o sal durante cerca de 15 segundos. Junte o chocolate já arrefecido e mexa bem. Com a ajuda de uma colher de pau, envolva a farinha peneirada. E por fim adicione as avelãs. Deite a massa na forma e leve ao forno durante 35 a 40 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer durante 2 horas. Com a ajuda das folgas do papel de prata, puxe o brownie da forma. Corte em quadrados com 2cm de lado antes de servir.

Pin It Now!

6 comments:

  1. Que delícia de foto e receita.

    ReplyDelete
  2. Diana,

    Espero que tinhas um óptimo dia de aniversario ,os brownies deviam ajudar nisso :-).Parabéns mais uma vez!!!

    ReplyDelete
  3. Parabéns queridinha!

    A "outra" mãe

    ReplyDelete
  4. Não posso deixar de dar o meu testemunho sobre os brownies:

    estavam deliciosos, com a humidade, a textura, a aparência e o sabor perfeitos.

    muitos parabéns para a Diana!

    ReplyDelete
  5. Muitos Parabéns Diana! Espero que conserves, e cultives, esse lado mais infantil da vida e continues a gostar sempre de fazer anos! Eu também sou assim! Adoro festas! Da mais intíma comemoração ao maior dos banquetes! Estes brownies ficaram com um aspecto óptimo,aliás como tudo por aqui! Ando sempre à espreita, mas raramente comento...desta vez, não podia deixar passar!Parabéns e Beijinho

    ReplyDelete