Monday, April 12, 2010

Abóbora – Parte II


Na minha cozinha, tal como no resto da minha vida, as coisas acontecem na base do compromisso: se quero fazer o molho branco para a lasanha em vez de o comprar, tenho que assar as abóboras em vez de as estufar, pois só tenho um tacho grande. E se quisesse comprar outro tacho grande, tinha que provavelmente abdicar da minha forma bundt para ele caber no nosso diminuto armário, and so on… Ter uma cozinha com cerca de 1m2 sem máquina de lavar loiça torna cada receita num desafio, não só de criatividade mas também de gestão de utensílios e tempo de arrumação.

Continuando com a inspiração italiana, depois de um risotto, uma lasanha de abóbora e ricotta. Um pouco à semelhança da mistura espinafres e ricotta, mas sem fazer um creme de tudo. É uma receita que demora um pouco mais tempo e requer mais paciência, mas no final vale a pena. É aquela receita que se faz com calma, num sábado ou domingo de manhã, para a família e os amigos desfrutarem ao almoço, juntamente com uma salada fresca.


Lasanha de abóbora e ricotta (para 4 pessoas)

250gr de lasanha
250gr de ricotta
150gr Queijo mozzarella ralado
Manteiga, sal e pimenta

Recheio de abóbora
5 chávenas de abóbora cortada em pedaços
1 cebola cortada aos pedaços
3 dentes de alho esmagados
1 folha de louro
Alguns ramos de tomilho ou alecrim
Azeite, sal e pimenta

Molho branco ou bechamel
4 c.sopa de manteiga
½ chávena de farinha
700ml leite
Sal, pimenta e noz-moscada

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Num tabuleiro apropriado para ir ao forno, coloque a abóbora, a cebola, os alhos, a folha de louro, e o tomilho ou alecrim e tempere com azeite, sal e pimenta. Leve ao forno durante 30 minutos ou até a abóbora estar assada. Entretanto, faça o molho branco, levando um tacho ao lume e derreta a manteiga. Adicione a farinha e mexa bem. Deixe cozinhar durante 1 minuto, mexendo sempre. Fora do lume, junte o leite, pouco a pouco, mexendo bem entre cada adição de modo a que o molho fique homogéneo e sem grumos. Quando tiver incorporado todo o leite, leve o molho de novo ao lume e deixe ferver durante um minuto pelo menos, nunca deixando de mexer, para não formar grumos. Passe o molho por um passador, tempere com sal, pimenta e noz-moscada e reserve.

Por esta altura, as abóboras já devem estar prontas, retire-as do forno, tire a folha de louro, os raminhos das ervas e as cascas dos alhos e coloque metade da quantidade num food processor ou picadora. Triture grosseiramente, o objectivo não é ficar com um puré mas sim com umas partes mais moídas e outras mais inteiras. Repita este processo com a outra metade. Coloque tudo numa tigela e reserve. Unte um pirex com um pouco de manteiga e deite cerca de uma concha de molho branco no fundo. Disponha as folhas de lasanha, seguidas de mais molho branco, de parte da abóbora, de pequenos montinhos de ricotta espalhados aleatoriamente e de parte do queijo ralado. Tempere com sal e pimenta antes da próxima camada de massa. Repita esta ordem mais 2-3 vezes e termine com uma camada de massa, molho branco e queijo ralado. Leve ao forno durante 40-50 minutos até o topo da lasanha estar dourado.

Pin It Now!

5 comments:

  1. Lazanha de abóbora??? Essa é nova e deve ser fantástica!
    bj
    Dani

    ReplyDelete
  2. Tb andei numa fase "abóboriana" bem inspiradora, da qual saiu uma lasanha fabulosa de abóbora, ricotta e couve.
    Esta tua está com um aspecto delicioso!

    ReplyDelete
  3. Que lasanha comprar? Não é preciso cozer a massa antes de usar?
    Obrigada

    ReplyDelete
  4. Olá F.! Eu usei placas de lasanha que não necessitam de pré-cozedura. Mas caso não haja, claro que pode sempre usar as normais e cozer antes de usar.

    ReplyDelete