Tuesday, February 16, 2010

Lemon Curd

Queres limões? As árvores do meu quintal estão carregadas!” disse-me a minha tia recentemente. Claro que lhe respondi que sim. Estamos em pleno inverno, na melhor altura do ano para consumir citrinos e eu adoro limões, em receitas doces e salgadas.

Simplificando, lemon curd é um de creme à base de limões, ovos, açúcar e manteiga. Tem um sabor muito intenso a limão e é ao mesmo tempo doce e amargo. A sua utilização é muito semelhante à dos doces em geral, podendo-se barrar em bolachas, tostas, pão, rechear bolos e tartes.

Eu faço esta receita há algum tempo e vem do livro "Conservas" de Oded Schwartz.

Lemon Curd

Raspa e sumo de 6 limões
400g de açúcar
150gr de manteiga
5 ovos

Num tacho ao lume, dissolva o açúcar com o sumo e raspa do limão. Assim que estiver dissolvido, junte a manteiga e mexa bem. Retire do lume e junte os ovos ligeiramente batidos e passados por um passador. Transfira tudo para uma taça e cozinhe em banho-maria, até engrossar, mexendo sempre. Tenha em atenção que o curd vai engrossar ainda mais após arrefecer.

Nota: se quiser colocar em frascos, aconselho a lavar bem os mesmos e coloca-los durante 15min no forno; enquanto o curd estiver quente, deitá-lo nos frascos acabados de sair do forno e tapar logo; desta maneira, ao arrefecer irá se criar um pouco de vácuo, conservando o curd por mais tempo.

Pin It Now!

5 comments:

  1. Muito bonita sua preparação, Diana!
    Aqui no Brasil temos usualmente 2 tipos de limões, um pequeno e verde que chamamos de Taiti e outro grande, amarelo de casca grossa, que chamamos de Siciliano. Acredito que você tenha usado este último, não?
    Tentarei fazer.
    Abraços,
    Cybele

    ReplyDelete
  2. Cybele, tem razão, usei o limão amarelo. Mas tb pode fazer com o verde, vai ficar delicioso!

    Martinha, da próxima vez que estiveres por cá eu faço um tachinho, só para ti!!

    ReplyDelete
  3. Olá Diana, os limões que trago da quinta em Palmela tb têm muita vez este mesmo destino.
    Eu faço uma receita da Alice Waters que me parece perfeita e que muitas vezes acaba por se tornar numa tarte fantásticas, espalhado por cima de uma base caseira com chocolate.

    Entre amigos e o gosto por lemon curd, temos muita coisa boa em comum. :) :)
    Beijinhos.

    ReplyDelete
  4. Ainda hj fui ao teu blog, super curiosa para confirmar a info da semana passada!
    Bjinhos

    ReplyDelete