Tuesday, January 19, 2010

Chocolate


Esqueçam o que escrevi no final de Dezembro sobre “já chega de chocolates, blá, blá, blá”. É inverno, está frio e eu preciso de chocolate para de alguma forma esquecer que ando a trabalhar demais...

Eu gosto muito de chocolate, não sou fanática, mas gosto muito. E além disso também tenho um prazer enorme em trabalhar com chocolate. Derreter chocolate por si só ou com manteiga, ou juntar chocolate picado a natas quentes para fazer ganache, são tarefas que para mim simbolizam o supra-sumo da pastelaria e das sobremesas. Mas não é só isso. Não sei se concordam comigo mas comer qualquer massa de bolo que leve chocolate às vezes sabe muito melhor do que o produto final. Não me importo nada de estar a comer manteiga derretida com farinha e ovos crus, desde que saiba a chocolate!


Como qualquer outra pessoa que gosta de cozinhar e gosta de chocolate, já fiz inúmeras receitas de chocolate e já experimentei mais ainda e isso dá-me algum “à vontade” para inventar a minha receita de chocolate. Não é bem inventada, pois no que diz respeito à culinária, há pouco por inventar, mas no mínimo é uma adaptação das receitas que eu mais gosto. A minha receita é algo entre um petit gateau, ou fondant, ou whatever e um soufflé. Ou seja, é uma massa de chocolate mal cozida dentro de uma tacinha, cuja parte mais cozida tem a consistência de soufflé. Além disso, também adiciono avelãs tostadas (sempre tostadas, não cruas) mas podem por outro fruto seco como nozes ou amendoas, ou não por nada.

Se quiserem transformar esta receita em algo ainda mais "decadent and indulgent" e com um sabor a chocolate inigualável, utilizem um bom chocolate. Quando digo bom, é daqueles mesmo bons, que se compram em casas especializadas. Eu gosto de comprar as pepitas de chocolate da Callebaut (peço sempre chocolate de leite e chocolate preto para misturar na receita), que estão à venda na Denegro. Desta vez usei uma barra de chocolate normal, de supermercado – ficou bom (muito bom mesmo) e a minha carteira agradece.


Ramekins de chocolate e avelãs

270g chocolate
200g manteiga sem sal
6 ovos
1 ¼ chávenas de açúcar
6 c.sopa de farinha
100g avelãs tostadas (opcional)


Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte 8 tacinhas (ramekins) com manteiga e reserve. Numa tigela própria para ir ao microondas, deite o chocolate em pedaços e a manteiga, e leve ao microondas durante 2 minutos na potência média. Mexa bem o chocolate e a manteiga até estarem completamente homogéneos. Junte o açúcar, a farinha e os ovos, um a um, e mexa tudo muito bem. Por fim adicione as avelãs previamente tostadas e picadas. Reparta igualmente a mistura de chocolate pelas tacinhas e leve ao forno durante 20 minutos. Deixe arrefecer um pouco antes de servir.

Nota: a massa pode ser feita com antecedência e guardada no frigorífico - aguenta pelo menos um dia.

Pin It Now!

6 comments:

  1. simplesmente fantástico...a côr,a textura...adoro cozinhar e o chocolate é um grande aliado para receitas sublimes e impressionantes..Parabéns!

    ReplyDelete
  2. ainda ontem às 3am estava a comer um desses soufflés meet Fondants! MA-RA-VI-LHO-SOS!

    ReplyDelete
  3. Acabei de comer a última tacinha :)

    ReplyDelete
  4. Tremendamente sedutor!
    Algo que os olhos e o nariz agradecem antes do estômago!

    ReplyDelete
  5. ahhhh Dianaaaaaaa!
    que perdição!
    está perfeito!
    tudo!!!
    cor, consistência, foto, aprsentação
    ahhhhhh vou ter mesmo mesmo mas mesmo de fazer!

    ReplyDelete
  6. Este blogue é fantástico, como é que eu só o descobri hoje?! Adoro chocolate, vou experimentar esta receita :)

    ReplyDelete