Sunday, November 29, 2009

It's brunch time


"Está na hora do brunch!" disse o N. assim que acordou e viu que já passava das 11h.

Vesti-me rapidamente e fui ao supermercado. Na prateleira dos vegetais estavam estes suculentos cogumelos Portobello, e bem ao lado estava uma série de pacotes de Mozzarella de búfala. Peguei nos dois, juntamente com mais algums vegetais para fazer sopa mais tarde. Dirigi-me à padaria, e trouxe pão de cereais ainda quente. Manteiga, açúcar, ovos, leite gordo fresco, farinha e amendoas laminadas para as minhas próximas receitas: gelado de baunilha, novamente, arroz con leche, bolinhos ou de gengibre ou de chocolate (ainda estou a pensar...) e Bienenstich (um tipo de tarte de amendoa).

Cogumelos Portobello com Mozzarella de búfala e alecrim

1 embalagem de cogumelos Portobello frescos
1 queijo Mozzarella de búfala
Azeite, Sal, pimenta e alecrim fresco


Pré-aqueça o forno na opção grill. Com a ajuda de um pincel ou escova de alimentos, retire alguma terra que os cogumelos possam ter e corte-os às fatias. Disponha os cogumelos numa travessa adequada para ir ao forno, de preferência numa só camada. Desfaça a mozzarella em pedaços e coloque por cima dos cogumelos. Tempere com um fio de azeite, alecrim picado, sal e pimenta a gosto. Leve ao forno durante 15 minutos, mais ou menos.

Pin It Now!

Thursday, November 26, 2009

... e geleias...

Torradas com queijo creme e geleia de framboesas: o meu mais recente desejo...!

Pin It Now!

Sunday, November 22, 2009

Scones, bolos e compotas...

Para quem não teve oportunidade de ir ao Bazar e Chá de Natal do Convento dos Cardaes... Agora, só para o ano!



Mas a venda das compotas e chutneys continua, todos os dias, das 14h30 às 17h30, excepto domingos.

Pin It Now!

Saturday, November 21, 2009

Convento dos Cardaes - Bazar e Chá de Natal

Não se esqueçam, hoje e amanhã (21 e 22 de Novembro) vai decorrer o Bazar e Chá de Natal no Convento dos Cardaes! Óptima oportunidade para comprarem compotas e chutneys totalmente artesanais e com sabores deliciosos.

Convento dos Cardaes
Rua do Século, 123
Princípe Real - Lisboa

Pin It Now!

Wednesday, November 18, 2009

Spicy sweet potatos


Mais uma receita saudável e super rápida de fazer. Primeiro, já sabem, a regra de ouro: pré-aquecer o forno, neste caso a 200ºC. Depois, é só lavar bem duas ou três batatas doces, retirar a casca grosseiramente, e cortar em palitos. Temperar com azeite, sal e especiarias diversas: paprika, coentros, pimenta preta ou outra, a gosto. Espalhar numa só camada sobre um tabuleiro forrado com papel prata e levar ao forno durante 15 a 20 minutos, virando as batatas a meio da assadura., de modo a ficarem igualmente douradas. Servir de imediato.




Pin It Now!

Saturday, November 14, 2009

Prop shopping

Eu adoro comprar props. Não consigo resistir a uma tigela ou a um prato. Esta semana fui comprar mais algumas coisitas já a pensar na época festiva que se aproxima e nas receitas que irei fazer brevemente!

No âmbito "Food Photography", "props" é o nome dado aos elemenos decorativos numa composição fotográfica, sejam eles pratos, talheres, toalhas, backgrounds, etc.

Eu tenho alguns sítios preferidos onde compro os meus props. A Zara Home é o meu preferido. Têm peças originais, apresentam novidades com alguma frequência e os preços são bastante acessíveis. Mas também compro no Ikea, na Area e na Casa.

Gostava de começar a comprar em feiras de antiguidades, por isso se souberem de alguma feira que valha a pena digam-me!

Pin It Now!

Saturday, November 07, 2009

Winter spiced ANZAC Biscuits

Hoje decidi que vou ter um pouco mais de cuidado com a minha alimentação. Não é que já não tivesse mas vou tentar optar por alimentos alternativos mais saudáveis. Depois de tomar esta decisão e de ter gasto uma pequena fortuna no Celeiro (?!), fui inspirar-me no site 101 Cookbooks. É sem dúvida a minha referência no que diz respeito a comida vegetariana/vegan/alternativa.

Bom, escolher alimentos saudáveis “salgados” não é difícil. Eu já adoro vegetais, sopas, arroz integral, tofu, etc. Mas e os doces?!?! E quando me der aquela vontade de um docinho reconfortante para acompanhar o meu chá de Borututu?! Depois de pesquisar um pouco, tanto no site como na minha despensa, optei pela receita dos biscoitos ANZAC. Alterei-a um pouco: usei farinha de arroz integral, adicionei gengibre em pó e canela, usei menos açúcar, e tenho a dizer-vos que ficaram MA-RA-VI-LHO-SOS! Super saborosos, nutritivos e pouco doces. É quase como comer um biscoito de granola! E ainda bem que os fiz bem grandes porque assim são mais saciantes :)




(9)Winter spiced ANZAC* Biscuits(receita adaptada do site 101 Cookbooks)


1 chávena de farinha de arroz integral
1 chávena de flocos de aveia
1 chávena de coco ralado
½ chávena de açúcar amarelo
½ c. chá de sal marinho
1 c.chá de gengibre em pó
1 c.chá de canela em pó
2 c.sopa de Golden Syrup
½ chávena de manteiga cortada aos cubinhos (cerca de 70g)
Raspa de uma laranja

1 c.sopa de água a ferver
½ c.chá de bicarbonato de sódio
Algumas gotas de essência de flor de laranjeira (opcional)


Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa tigela misture a farinha, a aveia, o açúcar, o coco e o sal. Derreta a manteiga com o Golden Syrup e a raspa de laranja. Dissolva o bicarbonato na água a ferver e junte à manteiga derretida. Deite tudo sobre os ingredientes secos e misture bem, de modo a que a manteiga fique bem distribuída. Num tabuleiro polvilhado com farinha ou forrado com uma folha de papel vegetal, molde os biscoitos. Neste caso usei uma forma em formato de coração e fi-los bem grandes. Deu 9 biscoitos. Mas pode fazer os biscoitos mais pequenos e sem a ajuda de uma forma. Leve ao forno durante 10-20 minutos conforme os biscoitos estejam menores ou maiores. Deixe arrefecer antes de comer.

* ANZAC significa Australian and New Zealand Army of Corps; diz-se que na altura da 1ª Guerra Mundial estes biscoitos, cujos ingredientes permitiam que não se estragassem com facilidade, eram feitos pelas mulheres australianas/neozelandesas, e enviados para as tropas em combate;


Pin It Now!

Wednesday, November 04, 2009

Panna Cotta e mais uns blogs

Não sei se vocês seguem o blog Design Sponge, mas caso não conheçam, é um blog sobre decoração que ocasionalmente publica posts intitulados “in the kitchen with:…”. A Bea “La Tartine Gourmande” já foi convidada, a Aran “Cannelle et Vanille” também, a Lara “Still life with”, enfim, uma série de “estrelas” da blogosfera culinária internacional já lá deixaram receitas e fotos deliciosas. As últimas convidadas, a Sara e a Emma, não as conhecia, mas adorei o site delas e foi de lá que retirei a receita da Panna Cotta.

http://ourkitchen.fisherpaykel.com/


E bem a propósito desta conhecida sobremesa italiana, uns dias mais tarde encontrei, via Foodbeam, um outro blog excelente: da Sigrid, uma belga a viver em Roma.

http://www.cavolettodibruxelles.it/

Nota: em relação à receita, se não gostarem de sobremesas muito doces aconselho-vos a cortar um bocadito no açúcar, mas tudo o resto ficou óptimo, o N. adorou, não fosse Panna Cotta uma das sobremesas preferidas dele!

Pin It Now!

Tuesday, November 03, 2009

...


Pin It Now!