Tuesday, March 31, 2009

Se hoje estivesse de férias...


Dormia até ...
Comia uma tosta de frango com maionese e mostarda.
Fazia umas compras.
Bebia um capuccino, enquanto lia mais umas páginas do meu livro...

A Vida Portuguesa
Rua Anchieta, 11
Chiado, Lisboa
Tlf. 21 346 50 73
Horário:
2ª – Sábado 10-20 horas

Kaffeehaus
Rua Anchieta, 3
Chiado, Lisboa
Tlf. 21 095 68 28
Horário:
3ª – Sábado 11-24 horas
Domingos e Feriados 11-20 horas

Tosta de Frango
2 Fatias de pão tipo alentejano
Maionese e mostarda Dijon qb
Uma colherzinha de tapenade
½ Peito de frango desfiado
2 fatias de queijo
2 rodelas de tomate
2 rodelas de cebola grelhada
1 folha de alface (a acrescentar depois da tosta sair da tostadeira)

Pin It Now!

Monday, March 30, 2009

DENEGRO! - Workshop de Bombons Artesãos


No passado sábado participei num workshop organizado pela DENEGRO sobre bombons artesãos. Foi uma tarde muito bem passada, a aprender os truques para temperar o chocolate e outros mimos que ele gosta e que o fazem ficar com a melhor textura e aparência. Também se abordaram as técnicas para fazer os recheios, sempre com uma mistura base de chocolate e natas, designada por ganache. Fizemos todas as etapas: forrar os moldes com o chocolate derretido, rechear, cobrir com mais chocolate derretido, desenformar, decorar e comer!


Foi uma óptima experiência que recomendo a todos os que adoram chocolate. Entretanto podem passar por lá só para terem o prazer de saborear um ou vários destes magníficos bombons artesãos!


DENEGRO
Rua Professor Prado Coelho, 2
1600-653 Lisboa
Tel.: 210 998 022
E-mail:
mail@denegro.pt

Para mais informações:
Website:
www.denegro.pt
Blog:
http://www.chocolates-denegro.blogspot.com


Pin It Now!

Sunday, March 29, 2009

Cozinhar com mostarda – Parte II


Confesso que este post vem com uma semana de atraso. No domingo passado fui correr a mini-maratona e quando cheguei a casa a última coisa que me apetecia fazer era movimentar-me, fosse para o que fosse.

Agora, já recuperada de tanto esforço, partilho convosco a segunda parte de receitas com mostarda. Vem do site La Tartine Gourmande. Lembro-me perfeitamente de ler esta receita pela primeira vez e de ter achado deliciosa a ideia de pincelar a massa da tarte com mostarda.



NOTA: assim que experimentei a tarte achei que o sabor do queijo de cabra se tinha sobreposto totalmente ao da mostarda. Da próxima vez, das duas uma: ou uso um queijo mais suave ou espalho uma camada mais generosa de mostarda!
Pin It Now!

Wednesday, March 25, 2009

Granola caseira

Esqueçam os cereais de supermercado por uma semana e experimentem fazer esta receita: não dá trabalho nenhum e o resultado é um pequeno-almoço muito mais saudável e saboroso!

Granola é uma mistura de cereais e frutos secos, adoçados e tostados. O cereal que se usa com mais frequência é a aveia, podendo-se adoçar com mel ou xarope. É permitida qualquer mistura de frutos secos e sementes. Apenas se tem de ter o cuidado de adicionar frutos como passas, alperces, figos, etc. depois dos cereais estarem tostados.

Na minha opinião, a melhor maneira de potenciar o sabor e a textura da granola é comê-la com iogurte natural e fruta fresca.


Ainda não estão convencidos? Então vamos aos factos nutricionais:

Aveia – cereal nutritivo que possui cálcio, ferro, proteínas, hidratos de carbono, vitaminas e fibras;

Frutos secos (oleaginosas) – são ricos em vitaminas, proteínas, ácidos gordos e fibras;

Frutos secos ou desidratados – são uma excelente fonte de fibra;

Mel – fonte de açúcares simples (frutose e glicose), também é rico em minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo e potássio, e vitaminas B, C, D e E; ainda contém um teor considerável de antioxidantes;

Coco – rico principalmente em potássio e sódio, contém também um bom teor de fibras.


Granola

2 chávenas de flocos de aveia
1 chávena de coco ralado
1/2 chávena de óleo vegetal
1/2 chávena de mel
1 c.c. de canela em pó (também podem por baunilha, chocolate em pó, etc)
Uma pitada de sal
1 chávena de frutos secos e sementes (nozes, amêndoas, avelãs, sementes de sésamo, linhaça, passas, etc)

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar um tabuleiro com papel vegetal.
Numa tigela média misturar os flocos de aveia, o coco, a canela e o sal. Juntar os frutos secos e as sementes. Num pequeno tacho aquecer levemente o óleo e o mel. Deitar a mistura líquida sobre os flocos e mexer bem. Espalhar uniformemente sobre o tabuleiro e levar ao forno durante 15-20min, até a mistura estar tostada. Retirar do forno e deixar arrefecer (a mistura vai endurecer e ficar estaladiça). Depois de arrefecida guardar num frasco apropriado.
Pin It Now!

Saturday, March 21, 2009

Cozinhar com mostarda - Parte I

Esta receita vai agradar todos os apaixonados por mostarda (como eu!). Vem da revista “Good Food” (Junho 2000) e foi ligeiramente adaptada para ter mais sabor a mostarda. Em vez de usar só a wholegrain, utilizei também a Dijon, pelo seu sabor mais forte e aromático.

Roasted Vegetable Pasta

2 courgettes cut into sticks
1 red pepper, seeded and cut into strips
2 garlic cloves, finely sliced
3 tbsp olive oil
300g pasta
200ml crème fraîche
2 tsp mustard (1 Dijon, 1 wholegrain)

Preheat the oven to 220ºC. Put the courgettes and red pepper in a roasting tin and sprinkle over the sliced garlic. Drizzle with the olive oil, then season and toss to make sure all the vegetables are coated with oil. Roast for 15-20 min until the vegetables are tender and beginning to brown.
Cook the pasta according to the instructions. Drain and stir into the roasted vegetables with the crème fraîche and mustard.

Pin It Now!

Thursday, March 19, 2009

Para ti,



Pin It Now!

Tuesday, March 17, 2009

O doce regresso à École Ritz Escoffier


Por agora, é só um regresso ao livro de receitas do curso “L’Art de la Pâtisserie Française – Les Bases de la Pâtisserie Française” que tive a feliz oportunidade de fazer há mais ou menos dois anos. Foi uma das melhores semanas da minha vida: 5 dias em Paris, alojada num pequeno hotel mesmo no centro, a acordar cedinho para ir às aulas, vestida a rigor, cozinhar durante toda a manhã numa das melhores escolas de pastelaria e passear durante a tarde, à procura de utensílios de cozinha, livros de culinária, cores, sabores e inspirações!


A receita é composta por várias bases que aprendi a fazer; a conjugação das mesmas foi uma tentativa de fazer as maravilhosas tartelettes de frutos secos que se vendem no Magnólia Caffé. Não ficaram parecidas, nem em aspecto nem no sabor, mas não são piores! Hei-de tentar outra vez…


(5)Tartelettes aux Fruits Secs

Pour la pâte à foncer:
125g farine
80g beurre, coupé en morceaux
Une pincé de sel
15g sucre (1 colher de sopa)
½ œuf, légèrement battu

Pour la crème d’amande:
50g beurre
50g amandes en poudre
50g sucre
½ oeuf
Vanille liquide (uma gota)

Pour la finition :
Amandes, noisettes et noix
Gelée de poire

La pâte à Foncer (a la main):
Tamiser la farine et la « sabler » avec le beurre. Faire une fontaine avec ce mélange et placer le sel, le sucre, l’œuf ; mélanger l’ensemble, puis incorporer délicatement la farine. Dès que la pâte est grossièrement mélangée, la fraiser, puis la ramasser en palet et la mettre dans un sac en plastique. Laisser la pâte au réfrigérateur pendant 1 heure environ avant de l’utiliser.
Foncer un cercle à chaque tartelette de 11cm avec la pâte. Garder au frais pendant 1h. Enfourner les tartelettes et les faire cuire 12min 180ºC.

La crème d’amande :
Mélanger le beurre en pommade et le sucre semoule. Incorporer la poudre d’amandes et mélanger délicatement sans fouetter. Ajouter l’œuf et la vanille, mélanger et garnir les tartelettes.

La finition :
Disposer les fruits secs sur la crème, enfourner les tartelettes et les faire cuire 15min 180ºC.
Napper avec la gelée de poire.


Entretanto, partilho convosco algumas das minhas aulas e para quem estiver interessado aqui vai o link da escola:
École Ritz Escoffier

Pin It Now!

Sunday, March 15, 2009

Pequeno-almoço de Domingo

Já que tinha o livro da Mafalda Pinto Leite à mão, decidi fazer as panquecas dela para o pequeno-alomoço. Faço-as uma vez por mês: o N. adora e eu tb!

Panquecas (para 6 a 8 pessoas)

2 chávenas de farinha sem fermento
2 c.c. de fermento em pó
1/3 de chávena de açúcar fino
2 ovo à temperatura ambiente
1 ½ chávena de leite à temperatura ambiente
70g de manteiga sem sal derretida

Numa tigela média, misturar a farinha, o fermento e o açúcar. Noutra tigela, bater com uma batedeira de varas os ovos, o leite e a manteiga derretida. Deite esta mistura para dentro da tigela com a farinha. Bater bem.

Levar uma frigideira grande untada com manteiga ao lume baixo. Fazer as panquecas em várias vezes, nunca colocando mais do que 2 de cada vez (1/4 de chávena da massa por panqueca). Deixar cozinhar até aparecerem buraquinhos na panqueca, altura em que se devem virar e cozinhar durante mais uns segundos.


Para acompanhar as panquecas tinha morangos, papaia e iogurte. Na altura de as comer ainda juntei frutos secos, sementes e doce de pêra – delicioso!
Pin It Now!

Saturday, March 14, 2009

Cozinha para quem não tem tempo e ainda se atrasa...

A inspiração de hoje é do livro “Cozinha para quem não tem tempo” da Mafalda Pinto Leite. Apesar de ser sábado e até ter algum tempo para cozinhar, fiquei-me logo pelas receitas de 10min: Fettuccine de limão, alho-francês e frango. E ainda bem que o fiz. É que, na teoria, tenho sempre tempo para tudo, mas na prática não é bem assim. Entre ir ao ginásio, arranjar-me e ir ao supermercado comprar alguns ingredientes em falta, consegui atrasar-me e vi-me ‘obrigada’ a adaptar a receita: troquei os peitos de frango por frango assado, o manjericão que não tive tempo de procurar por coentros que tinha em casa e as natas frescas… nem me lembrei delas!

Fusilli com limão, alho-francês e frango

400g fusilli de farinha de quinoa (previamente cozinhada)
2 c.s. de azeite
1 frango assado
2 alho-francês às rodelas
raspa de 1 limão
200ml de natas light
Coentros picados qb
Sumo de 1 limão
Queijo parmesão ralado
Sal e pimenta

Desfiar o frango assado.
Aquecer o azeite e saltear o alho-francês e a raspa de limão, até o alho-francês estar mole. Juntar as natas, os coentros e o sumo de limão. Temperar a gosto com sal e pimenta. Envolver tudo na massa e servir polvilhado com queijo parmesão ralado.


Ainda adicionei uns canónigos, só para dar um toque mais verdinho e saudável!


Nota: esta receita sabe bastante a limão; se quiserem reduzir ou eliminar a raspa e o sumo, o sabor fica mais convencional.


E para a sobremesa, os primeiros morangos do ano!

Pin It Now!

Saturday, March 07, 2009

Cookies Nevada


Estou de férias. Não tarda estou a partir de viagem para Sierra Nevada. Como ainda é uma viagem um pouco chata, pensei em animá-la com umas cookies. Aqui vai a receita:

(18) Cookies de avelãs, coco e baunilha

75g açúcar amarelo
1 ovo
100g farinha de aveia
100g farinha trigo
½ colher de chá de fermento para bolos
100g de manteiga derretida
Umas gotas de essência de baunilha
Avelãs e lascas de coco q.b.

Pré aquecer o forno a 180ºC. Preparar um tabuleiro com uma folha de papel vegetal.
Bater o ovo com o açúcar. Juntar a baunilha e mexer bem. Adicionar as farinhas e o fermento e misturar. Juntar a manteiga derretida e mexer bem até a massa ficar homogénea. Juntar as avelãs e o coco. Fazer bolinhas com a massa e colocar no tabuleiro afastadas cerca de 5cm. Cozer durante 20min.

Antes de ir, deixo-vos com as minhas últimas férias na neve. Até para a semana!


Pin It Now!

Wednesday, March 04, 2009

"Classic Udra Cake" - Lemon and poppy seed flavour

Acho que vou adoptar este modelo de bolos de aniversário para a empresa: uma base clássica com uma cobertura cremosa. À semelhança do Classic Chocolate Cake, é muito fácil e rápido de fazer. A receita é uma adaptação retirada do meu primeiro livro só de bolos: “Mary Berry’s Ultimate Cake Book”.


Lemon and poppy seed cake

200g soft butter
300g sugar
350g self-raising flour
1 tsp baking powder
4 eggs
8 tbsp milk
1 tbsp poppy seeds
Finely grated rind of 2 lemons


For the topping:
200g mascarpone cheese
4 tbsp crème fraîche
4 tbsp lemon curd
Grated lemon rind to decorate

Pre-heat the oven to 180ºC. Lightly grease and base line a 23cm spring-release tin with greaseproof paper. Measure all the ingredients for the cake into a large bowl and beat well for about 2min until smooth and well blended. Turn the mixture into the prepared tin and level the surface.
Bake in the pre-heated oven for about 35-40 min. Leave to cool in the tin for a few moments, then turn out, peel off the paper and finish cooling on a wire rack.
To make the topping measure all the ingredients into a bowl, mix well until smooth and refrigerate. Before serving, spread the topping over the cake and decorate with more grated lemon rind.


Nota: pode-se comprar lemon curd já feito; eu usei um restinho que tinha comprado no bazar de Natal do Convento dos Cardais.
Pin It Now!

Tuesday, March 03, 2009

McVeggie


A receita é do site 101cookbooks, que é dos melhores no que diz respeito a receitas vegetarianas/vegans para o dia-a-dia. A Heidi sugere que se faça do hamburguer o pão e se recheie com algo mais moist porque os hamburgueres vegetarianos têm tendência para serem um pouco secos.

Não querendo subestimar a receita, na minha opinião o que faz o hamburguer é todo o ritual tradicional envolvido: o pãozinho de sementes, os molhos, as rodelas de tomate e de cebola, a folhita de alface, etc.

Experimentem trocar a maionese, que possivelmente usariam, por guacamole, pois acrescenta um sabor diferente além da cremosidade extra.

Guacamole = um abacate triturado com sumo de ½ lima, um fio de azeite, 1 tsp de malagueta picada, sal e pimenta.

Pin It Now!

Sunday, March 01, 2009

Espargos - The undoubted aristocrat of stalk vegetables


Eu adoro espargos. Mas têm que ser frescos, nunca enlatados. Têm uma aura primaveril à volta deles, para mim simbolizam o início do bom tempo. Podem ser cozinhados ao vapor, grelhados, são excelentes com ovos. Desta vez vão ficar perfeitos numa tarte de massa folhada!

Esta tarte é uma adaptação de uma das minhas receitas preferidas da “Good Housekeeping” (edição de Junho de 1996 – esta revista era a minha inspiração na adolescência). Na sua versão original, a mistura de espargos, courgettes, alho francês e funcho, envolvida num puré de ervilhas, era espalhada sobre uns lombos de salmão, posteriormente envolvidos em massa folhada. Fiz esta receita umas quantas vezes e garanto-vos que é deliciosa.

Só uma nota em relação a cozinhar com ervilhas: não são um vegetal que costume utilizar com grande frequência, nem sequer no arroz, mas puré de ervilhas ou sopa de ervilhas é simplesmente maravilhoso! Não tem nada a ver com comer ervilhas por si só, têm que experimentar.


Então, saltando a parte do salmão, a receita fica mais ou menos assim:

Asparagus, courgettes and mashed petits pois tart

1 bunch of Asparagus
(gentilmente oferecidos pela mãe do Nuno)
1 small courgette
1 small leek
2 tbsp coriander, chopped
freshly greated Parmesan
200g puff pastry

To make the mashed petits pois:
1 small onion, roughly chopped
1 cup of frozen petits pois
2 tbsp crème fraîche
¾ cup water

Heat the oven at 200ºC.
Roll out puff pastry to a rectangular about 15x35cm. Place on a large baking sheet, prick well with a fork and refrigerate.
Cut the courgettes and the leeks into pieces. Heat 2 tbsp of olive oil in a large frying pan. Add the vegetables and cook over high heat, stirring all the time, until vegetables are beginning to soften. Remove from the heat, stir in the coriander, season and set aside to cool.
To make the mashed peas, heat 2 tbsp of olive oil in a saucepan. Add the onion and cook until soft and beginning to colour. Add the petits pois, crème, seasoning and ¾ cup water. Bring to the boil and simmer until peas are soft. In a food processor blend the pea mixture to a rough purée. Season and leave to cool.
Spread the cooled mashed peas over the pastry and top it with the vegetables. Sprinkle with freshly grated Parmesan cheese. Cook in the oven for about 20min.


Nota: acabei por não por funcho porque não havia no supermercado, mas se tiverem não hesitem em adicioná-lo.

Pin It Now!