Wednesday, December 23, 2009

O melhor recheio para o Peru de natal


Estamos a 2 dias do natal. Esperei o ano inteiro para comer o melhor recheio de peru de sempre: “Sage and Onion” (Salva e cebola). Só de pensar nisso já fico a salivar. A minha avó era inglesa e só pode ser por isso que elegemos este recheio como o recheio oficial do peru de natal na nossa família. A combinação “Sage and Onion” é típica da Grã-Bretanha, e até se vende a mistura já embalada e tudo. Mas não há nada como fazer em casa, ainda por cima a receita é tão simples, além de saudável e veggie – no que diz respeito a carne, já chega a do peru!

Se forem muito observadores, vão reparar que a minha latinha de salva (gentilmente oferecida no meu aniversário do ano passado pela Ghibli e pelo n.) passou de validade em Abril 2009… Mas é assim mesmo, “quem sai aos seus não degenera”. Uma das características da cozinha do meu avô é que qualquer frasco de especiarias/ervas aromáticas/temperos que pudéssemos encontrar, já tinha expirado há 20 anos atrás! E acreditem que ele tinha dezenas e dezenas de frasquinhos, caixinhas e saquinhos, maioritariamente da Schwartz (uma conhecida marca de temperos). Era uma risota naquela cozinha cada vez que íamos ver a validade das coisas. E acham que aquilo ia para o lixo?! Nem pensar! Já eram relíquias, especiarias Vintage!


Sage and Onion Stuffing (Recheio de salva e cebola, para peru ou outra ave)

1 cebola grande, sem casca
1 pão grande com 1 dia, sem côdea, ralado
1 ovo
Salva seca ou fresca picada qb
Sal e pimenta qb

Num tacho coza a cebola até esta ficar mole. Retire-a do lume e reserve o líquido. Corte a cebola em pedacinhos e junte o pão ralado, o ovo, a salva, o sal e a pimenta a gosto. Se quiser amolecer o recheio um pouco, junte uma ou duas colheres de sopa da água onde cozeu a cebola (naõ precisa de amolecer muito porque durante a assadura do peru, todos os sucos do mesmo acabam por dar uma textura mais mole ao recheio). Coloque o recheio dentro da cavidade central do peru.

Nota 1: ao contrário da maioria das ervas, eu gosto mais de salva seca do que salva fresca, acho que tem um sabor mais intenso e daí prefiro usá-la nesta receita.

Nota 2: É engraçado porque já tentei fazer o mesmo recheio noutras alturas do ano e não sabe tão bem. Só no natal é que é perfeito!


Pin It Now!

3 comments:

  1. Mais uma ótima dica sua. Obrigada pela sugestão do recheio.
    E quanto à "validade" dos temperos, acho que é o menos terrível do que somos submetidos diariamente, sem saber!
    Felicidades e um ótimo Natal para você!
    Cybele

    ReplyDelete
  2. Este ano também vou rechear o perú com salva e cebola entre outras coisas. Aceitei novamente a sugestão do J. Oliver para cozinhar o perú de Natal. No ano passado foi um sucesso!
    Só a partir dai é que conheci a salva. Gostei muito desta erva.
    Feliz Natal!

    ReplyDelete
  3. Obrigada Cybele e Marina! Feliz Natal para vocês tb!

    ReplyDelete