Saturday, June 06, 2009

Férias, livros e claro, comida!


[Ilhas Phi Phi, Tailândia - 09.2007]

Hoje é o meu primeiro dia oficial de férias. E, entre outras coisas, o que eu mais gosto de fazer quando estou de férias é ler. Mas ler imenso. E em vez de ir sair à noite, como acontece a 99,99% das pessoas que estão de férias no verão, eu prefiro ler um livro até às tantas da manhã. E adoro ler na praia. Adoro enroscar-me na toalha, sentir a areia quente nos pés, agarrar-me a um livro e ficar ler, ler e ler. Bom, mas para que não fiquem a pensar que durante as férias me transformo numa lesma de óculos (não que haja algum mal nisso...!), fica desde já esclarecido que também gosto de jogar raquetes de praia e, de vez em quando, “apanhar umas onditas”!!!

Continuando com o tema “férias e livros”, já há meses que estou para partilhar convosco este site:
Les roulottes de Campagne. E imaginem do que é que me lembrei assim que vi este site? Do livro "Os Cinco e o Circo"! Este livro conta a aventura das férias em que os Cinco alugaram duas roulottes, puxadas a cavalo, e decidiram acampar perto de um circo.

Quem leu este ou outros livros da colecção, de certeza que se lembra que os Cinco, além de estarem sempre envolvidos numa aventura com contrabandistas, bandidos e mauzões que queriam roubar a última ideia do Pai da Zé, também faziam muitos pic-nics e desfrutavam de grandes pequenos-almoços, almoços e lanches.

As descrições gastronómicas dos livros dos Cinco marcaram-me para sempre e iniciaram um carinho especial que tenho por qualquer livro que faça referência a comida ou bebida (até pode ser algo como “blá blá blá, enquanto bebia o seu café com leite”). Desde ovos com presunto, torradas com manteiga e doce de laranja, a empadas, sanduíches de carne assada com mostarda e tomate, leite-creme com amoras, laranjadas, limonadas, biscoitos e sorvetes a toda a hora, cada livro era um deleite para a minha imaginação gastronómica.

Ninguém que esteja in the mood for food pode ficar indiferente quando lê:

“Estava no meio da mesa um grande presunto e pãezinhos a estalarem, acabados de fazer. Havia salada de alface, muito fresca, enfeitada com rabanetes vermelhos. No aparador estava um bolo enorme e ao lado um prato com scones. Também se viam duas grandes manteigueiras, bilhas de leite, mel e compota caseira” - do livro "Os Cinco e os Aviadores"

E isto era só um lanche!


E passando dos primeiros livros que li ao mais recente livro que estou a ler, aqui está a minha passagem gastronómica preferida (pelo menos até ao capítulo 21) de “Onde crescem limas não nascem laranjas”:

"Desempacotava a comida; normalmente a Marva fazia pilau, peixe assado ou galinha cozida. Havia vegetais, arroz e ela mandava sempre um bolo - gengibre ou chocolate - , para além de fazer uns biscoitos com muita manteiga. Fazia sumo de lima e de laranja e colocava-o em grandes garrafas"


Livros à parte, na segunda-feira, lá vou eu para Nova Iorque e depois rumo a Boston, por isso é pouco provável que haja noticías por aqui durante as próximas duas semanas!


Ah! Mais uma coisa antes de ir. No próximo dia 20 de Junho vai se realizar um jantar nepalês no Convento dos Cardaes com fim à angariação de fundos para a obra social da Associação Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos e para o restauro do Convento. Para mais informações sobre o programa contactem 21 342 75 25 - preço por pessoa 60€, reservas até 16.06.09.


Au revoir!
Pin It Now!

3 comments:

  1. Estou aqui com a C. e não resistimos a comentar também este post já que todas somos fans dos Cinco e nos lembramos perfeitamente dos seus lanchinhos... Também aqui esses fundos de memória mereceram comentários... http://serendipismos.blogspot.com/2009/03/os-cinco.html
    coincidências...

    ReplyDelete
  2. Só agora li este seu post e identifiquei-me completamente! Acho que foram os Cinco que me ensinaram a gostar de leite simples! Também eu adorava ler as passagens que faziam referência às refeições e aos ingredientes... Também tenho um food blog, mas muito modesto e nem sempre actualizado (www.lume-brando.blogspot.com). Trabalho a tempo inteiro como redactora publicitária e tenho dois filhos pequenos, por isso para já não dá para mais. Costumo visitar o seu blog e às vezes penso "quando for grande e escrever um livro de cozinha, já sei a quem vou pedir para tirar as fotos!" Parabéns, não só pelas fotos mas também pelo bom gosto das receitas que publica!
    Teresa

    ReplyDelete
  3. Obrigada pelo seu comentário Teresa! Já tinha visitado o seu blog algumas vezes e "invejo" a sua colecção de livros de cozinha :D - eu acho que tem feito um óptimo trabalho!

    ReplyDelete