Wednesday, May 27, 2009

Kedgeree

Ainda não vos falei da minha mãe. Nem das comidinhas que ela me preparava quando era mais nova. Mas para já deixem-me dizer que ela adora estar sempre na vanguarda de tudo o que tenha a ver com moda, decoração, cinema, etc. O que é novo, para ela já é “last season”. E além disso gosta de ser original.

Imagino a minha mãe, há 25 anos atrás, a chegar a casa para dar o jantar à filha, sem paciência para cozinhar, a entrar na despensa e a olhar para uma lata de atum e para o arroz e a pensar “hmmm, atum com arroz… é tentador mas tão pouco original… a não ser que…”. Uns ovos cozidos e uns coentros picados depois, e a minha mãe acabou por adaptar um prato de tradição anglo-indiana, originalmente feito com smoked haddock e comido ao pequeno-almoço, a uma refeição adequada a crianças, rápida e nutritiva q.b.!


[Tarde de sábado na Praia da Morena com a Ghibli e família!]
Claro que adaptar uma receita com arroz e atum até é fácil, mas lembrar-se de lhe chamar kedgeree, é um golpe de mestre!

E no dia seguinte, na escola, enquanto os outros meninos diziam “eu comi arroz com atum ao jantar”, eu dizia “pois eu cá comi kedgeree, toma, toma!” :P.

Kedgeree - versão para crianças :)

1 chávena de arroz Basmati cozido com uma noz de manteiga
1 lata de atum
2 ovos cozidos
2 c. sopa de coentros picados
1 pitada de caril (opcional)

Numa taça média misturar o arroz com o atum desfiado e os coentros. Cortar os ovos cozidos ao meio e separar a gema da clara. Picar as claras e adicionar ao arroz. Se quiser, adicione a pitada de caril nesta fase e misture bem. Picar as gemas e polvilhar generosamente por cima do arroz antes de servir.

Pin It Now!

1 comment:

  1. as fotografias estão mesmo giras, têm luz e cores fantásticas!

    e arroz com atum é a minha cara :) principalmente quando a refeição é só para mim!

    a tua mãe é muito à frente, deve ser uma pessoa mesmo interessante...

    boas férias para os dois, vais voltar completamente pro a fotografar!

    ReplyDelete